TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESGRIMA E UM ESPORTE

Por:   •  5/11/2020  •  Monografia  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

  1. JUSTIFICATIVA

A ESGRIMA E UM ESPORTE tâo antlgo, que se confunde com a prépria histéria da evolu5âo do homem, primeiro como instrumento de defesa e em seguida como instrumento de conquista e poder, passando definitivamente a esporte, logo apés a proibi§aD dos duelos sangrentos e a descoberta da pélvora pelos chineses.

Apesar de tâo antiga, a esgrima no Brasil é pouco estudada, existindo pouqufssima bibliografia baseada numa pesquisa cientifica especffica sabre o treinamento ffsico desta modalidade olimpica.

O objetivo deste trabalho é ajudar para a melhora fisica dos esgrimistas brasileiros para que possam atingir lugares melhores em olimpiadas e campeonatos internacionais, contribuindo assim para uma maior divulgagéo deste esporte dentro de nosso pais, ajudando desta maneira na politica de renovapéo de novos valores, que tern sido uma preocupa âo constante das Federa$oes, prlncipalmente a da Federa$âo Paulista de Esgrima presidida por Roberto Lazzarini, que ainda ocupa um lugar de grande destaque nacional neste esporte.

  1. PROPOSTA DE TRABALHO

E mais do que sabido por todos nés, que a melhora da performance, depende de vârios fatores, tais como: parte fisica, psiquica, cognitiva e nutricional do atleta de alto nivel. Este trabalho tern como preocupagâo, em ajudar na melhora das condigées ffsicas dos esgrimistas, pois os mesmos nâo possuem um treinamento especffico nesta area.

Seus        treinamentos        fisicos        se        confundem        com        as

treinamentos técnicos e tâticos.

Atualmente torna-se cada vez mais necessârio e ja existe uma tendéncia em todas as areas de estudo, de haver uma especializagâo. O condicionamento fisico especifico para os atletas de esgrima, como outros atletas de alto nfvel, nâo pode fugir deste caminho.

"A qualidade do treinamento determina os efeitos quanto a sua forma e sua fungâo. 0 treinamento especifico tern efeitos especificos sobre o organismo, isto é, ele se adapta de maneira especifica a solicita$oes especificas repetidas. Por exemplo, os efeitos de um treinamento de resisténcia sâo diferentes daqueles de um treinamento de forma e os efeitos de um treinamento de resisténcia na natagâo sâo

4

distintos daqueles de um treinamento de resisténcia na corrida de fundo ou no ciclismo. Esta capacidade de adaptagâo especifica do organismo é a condi$âo fundamental para que possa haver aumento do rendimento” ( MELLEROWICZ & MELLER, 1987 ).

Para iniciar um programa de treinamento correto e especifico, é necessario antes de tudo, reconhecer o principal sistema energético utilizado na realizagâo de determinada atividade. Apos esta identificagâo dos sistemas energéticos, segue-se a sele âo do(s) métodos(s) de treinamento que melhor desenvolvem ou aprimoram estes sistemas, obtendo assim, respostas motoras adequadas da musculatura exigida, pois a esgrima é definida como um esporte de destreza com alto empenho muscular.

Este trabalho consistira em seguir estes principios basicos que foram citados acima, como veremos posteriormente.

6

  1. HISTORICO

A ESGRIMA foi por muito tempo arma de combate para hoje se tornar desporto de alta competigâa, é um desporto latino; o seu nome vem de "ESCRIME", que por sua vez, se originou da palavra germânica "SHIRMEN". Consiste na habilidade de utiiiza5âo de armas brancas.

Esgrima é a arte de servir-se dessas armas: Florete, Espada e Sabre, para o ataque e defesa, exigindo uma perfeita coordenagâo de movimentos dentro de uma fragâo de tempo muito curta.

Desde os primeiros jogos Olfmpicos de 1896 em Atenas, (Grécia), a esgrima participa deste grande evento. Nos jogos Olimpicos de 1924, temos a primeira participa5âo das mulheres, que pela sua dedica$âo ao esporte, se tarnaram grandes esgrimistas.

Além de um esporte olimpico, a esgrima é também a mais antiga arte marcial do Ocidente, pelo treinamento fisico e mental que exige de seus participantes.

A esgrima hoje, no cenârio sundial, é um esporte altamente desenvolvido, onde tecnologia moderna e seguranga, estâo ao alcance de todos.

7

Em vârios pafses da Europa, ao lado de Cuba,  Canada, China, temos os melhores centros de formagâo. No Brasil,  esta modalidade esta em pleno desenvolvimento, com um histérico de atietas de talento e expressâo.

9

  1. A ESGRIMA

Em Olimpiadas, Campeonatos Mundiais e em todas as provas oficiais, estas competigoes seguern as normas da Federas^° Internacional de Esgrima.

As provas sâo diferenciadas pela arma ( florete, espada, sabre ), pelo sexo, pela idade e pela fato de serem disputadas por equipe ou individual.

Armas.“        Florete, Espada e Sabre.

Especificaqâes:        Florete: arma de ponta

Espada: arma de ponta Sabre: arma de ponta e talho

Sexo:                Florete: masculino e feminino Espada: masculino e feminino Sabre: sé masculino

10

Suas técnicas se diferenciam , por consequéncia das regras,

em areas ou superficies validas.

No florete, a superficie vâlida vai pela frente, da extremidade superior da gola até a tinha da prega das virilhas, nas costas e sobre os lados, até uma linha horizontal, passando pela extremidade dos quadris. Exclusâo dos bragos até os ombros.

Na espada, ao contrârio do florete, em que a area é limitada,

os golpes desta arma sâo vâlidos sobre toda a superficie do corpo.

No sabre, a superficie vâlida é consttituida por toda a parte superior do corpo, acima dos quadris.

Comparando as armas, vemos que o florete é a que possui a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com