TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Funcionalidade do Idoso

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE FÍSICA E FUNCIONALIDADE DO IDOSO

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

Sabemos que ter um estilo de vida ativo pode nos proporcionar inúmeros benefícios à saúde, uma vez que a atividade é considerada uma peça importante para a melhoria da qualidade de vida, principalmete para o desenvolvimento funcional do idoso. Porém, é de suma importância que se compreenda os fatores associados para que haja sempre um acompanhamento. Dessa forma, a partir de leituras sobre o assunto, o presente artigo tem como proposta discutir a relação entre atividade física e a funcionalidade do idoso.

Palavras-chave: Artigo. Idoso. Atividade Física. Funcionalidade.

1. INTRODUÇÃO

Para muitos, o envelhecimento é visto como inutilidade, cansaço ou fim da vida, para essas pessoas a pessoa idosa não tem mais condições de realizar nenhum tipo de tarefas, mesmo as que costuma fazer com frequência, sem muito impacto, dentro de casa; mas há também aqueles que possuem uma independência de viver, que querem aproveitar o tempo livre para fazerem aquilo que lhe alegram, deixam felizes, satisfeitos.

Estamos a cada dia, mudando aquela primeira percepção citada no início da introdução, percebemos que nos dias atuais vivemos uma realidade que há muito tempo atrás se dizia impossível, como a população idosa cresceu em nosso país, muitos passaram a frequentar academias, grupos de exercícios, etc, a fum de buscar um ritmo de vida muito mais saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS - 2006), a forma de estilo de vida adotado pelas pessoas, muda muito a sua forma de pensamento, principalmente se voltado para a execução de alguma atividade física, essa forma se tornou um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde. A OMS já reconheceu a prática de atividade física como um meio de saúde que aumenta a redução dos fatores de risco.

Mas precisamos enter que a prática de atividade física vai além dos benefícios biopsicossociais proporcionados pela sua prática, ela precisa ser monitorada, regularizada, juntamente com mudanças de alguns hábitos diários, tudo que proporcione ainda mais resultados saudáveis. Por isso, o presente artigo tem como proposta discutir aos fatores que influenciam a melhor funcionalidade do idosos pela prática de atividades físicas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando vamos falar sobre atividade física, devemos pensar que ela vai muito além dos movimentos do dia a dia, manter uma vida com atividade física ativa ajuda a reduzir o comportamento sedentário; além de melhorar a imunidade e mais, ajuda com o bem-estar psicológico, pois ajuda na distração dos problemas diários.

 Devemos esclarecer que atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em gasto de energia, como por exemplo: uma caminhada, corrida, dança, entre outras. Além desses exemplos, alguns autores entendem que a atividade física pode ser de forma planejada, com o objetivo específico a melhoria da aptidão física. Todas essas atividades, devem ser proporcionais aos seus benefícios e realizadas de forma continua. Sendo assim, tão importante quanto investigar os benefícios proporcionados por essas práticas, é compreender como motivar as pessoas a se manterem engajadas neste propósito. Dessa forma, o presente artigo tem como proposta discutir aos fatores que influenciam a adesão de idosos pela prática de atividades físicas. A seguir, uma fala de uma autora, Helene Brandão Viana.

A atividade física promove efeitos positivos, valores individuais e sociais, que para algumas pessoas esta pratica do lazer ativo esta voltada à integração e reintegração na sociedade possibilitando assim, a escolher quais atividades que querem exercer, que tanto podem ser individuais ou em grupo (VIANA, 2003).

Quando uma pessoa sempre praticou o exercício físico ao longo da vida, ocorreu nesse meio tempo, o retardamento do envelhecimento; a prática do exercício promove melhoras quanto ao desenvolvimento do idoso, fazendo com que diminuição o consumo de medicamentos voltados para o enriquecimento dos ossos.

Se formos perceber, o crescimento do número de pessoas com mais de 60 anos está cada vez maior. Por isso, a busca por um meio de vida mais saudável, vem crescendo no decorrer dos anos. Agora, com essa geração mais nova, essa ação vem sendo de forma preventiva, que vem desde a alimentação até a uma prática contínua de exercícios, para alguns como a boa forma momentânea, já para outros é a prevenção da velhice.

Muitas pessoas acham que a prática da atividade física se resume apenas em ir para uma academia, fazer 1 (uma) hora de exercícios e pronto; muito pelo contrário, o fato de você caminhar já é um exercício; já outros também acreditam que apenas os jovens são aptos a prática de exercício, e não eles, que se encaixam na faixa etária da terceira idade; por que falta de oportunidade faz com que os idosos não tenham muita vontade de viver, e mal sabem eles que para eles, a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de viver ativamente.

Percebe-se que as pessoas passaram a compreender melhor a importência da saúde e como são complexas. Para Farinatti, Ferreira (2006), a ajuda de teóricos e estudiosos tem crescido muito ultimamente, e é isso que vem ajudando bastante na forma de como os indivíduos estão tomando decisões, positivias, em relação à saúde. Ainda segundo a autora:

A concepção filosófica por trás desses modelos teóricos é que tais escolhas não são feitas em um vazio (interpessoal, organizacional, político, econômico, ambiental, etc.). Portanto, devem ser explicados como se dão as inter-relações entre seus fatores determinantes (FARINATTI, FERREIRA, 2006, p. 90).

Na área física, observa-se a redução do risco de mortes prematuras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de cólon e mama e diabetes tipo II; bem como, atua na prevenção ou redução da hipertensão arterial, previne o ganho de peso ponderal (diminuindo o risco de obesidade), auxilia na prevenção ou redução da osteoporose, promove bem-estar, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão (OMS, 2006).        

Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. A Organização Mundial da Saúde vem adotando o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão e o quão importante ele é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com