TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Academia

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

As capacidades físicas de um modo geral podem ser aprimoradas e treinadas e de um modo geral estão presentes em todas as atividades físicas. Segundo Zahkharov, podemos destacar 5 capacidades físicas envoltos a ginástica de academia (resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação), porém Tubino vai além e considera mais alguns aspectos que devemos destacar (equilíbrio, agilidade, descontração e ritmo). Além disso Barbanti ainda salienta que, as capacidades físicas são atributos que permitem o desenvolvimento do indivíduo e tratam-se de características físicas e psíquicas hereditárias aprendidas.

Tendo isso, podemos citar a definição de algumas capacidades físicas segundo solicitado:

  1. Agilidade

Trata-se da capacidade de mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível. Importante salientar que existe a necessidade do uso da velocidade nessa capacidade física.

Uma prática comum para o aumento da agilidade seria o shuttle run, ou o mais conhecido como suicídio, delimita-se 2 pontos em um local espaçoso e os atletas ou alunos correm de um ponto ao outro predefinido. Quando o ponto é alcançado o mesmo toca o chão e muda-se a trajetória afim de ir até o outro ponto e da mesma forma tocar o chão novamente.

  1. Flexibilidade

É a capacidade do corpo de atingir grandes amplitudes de movimento através de condicionamento e treino.

Um exercício que proporciona aumento de flexibilidade seria a abertura de pernas com flexão lateral. Senta-se no chão e abre as pernas o máximo possível elevando o braço direito sobre a cabeça dobrando o corpo e tentando tocar o pé esquerdo com sua mão direita. Mantenha contraído na amplitude máxima possível por pelo menos 15 segundos e depois troca-se o lado. Repetir o exercício pelo menos 3x de cada lado.

  1. Velocidade

É a capacidade de executar o exercício ou movimento no menor tempo possível.

Um exercício interessante para se aumentar a velocidade seria a corrida com resistência. O atleta ou aluno tenta correr na maior velocidade possível enquanto o treinador ou instrutor com auxílio de uma fita elástica posicionada ao redor da cintura do envolvido exerce resistência contraria ao movimento executado.

  1. Resistência

Falamos de resistência quando tratamos da capacidade física do aluno ou atleta resistir a fadiga.

Não podemos deixar de citar a corrida como atividade aeróbica para melhoria de condicionamento. Com a evolução e treino dessa modalidade poderemos exercitar todo o corpo além de promover melhorias no sistema cardiovascular e respiratório.

  1. Força

A força seria o incremento de tensão muscular em determinado grupo recrutado, ou seja, através de exercícios direcionados cria-se o aumento de potência e força no movimento.

Um exercício interessante e muito utilizado em academias para aumento de força é o supino reto, porem podemos destacar o método de aceleração compensada que consiste em realizar os movimentos com explosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com