TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Geral

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

01) Comente os objetivos dos exercícios físicos ao longo da história do homem.

Ao longo da história da humanidade é possível perceber a presença da Atividade Física ligada a uma movimentação corporal que com o passar do tempo foi aprimorando as habilidades motoras prontas para garantir a sobrevivência do homem sobre a terra, e estas habilidades também procuraram atender às necessidades e objetivos de cada época histórica. Com o avanço do estágio civilizatório da humanidade, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com “finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional…” segundo Oliveira (2006, p.17).

2) Discorra sobre o Método Ginásticos Calistenia e sobre as escolas Alemã, Sueca e Francesa.

Método Ginástico Calistenia – É uma série de exercícios localizados, com a finalidade de produzir saúde, força e bem estar de um modo geral, buscando um postura esbelta e natural.

Escola Alemã – Desenvolvimento do corpo saudável a partir de bases científicas (biologia, fisiologia, anatomia). A fim de formar homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis.

Escola Suéca – É caracterizado por uma concepção anatômica, ginástica corretiva e biológica, com base nos preceitos e princípios da ciência que foram incorporadas pelo sistema de educação.

Escola Francesa - Buscava a formação higienista, militar e ideológica, visando um corpo completo em busca do desenvolvimento da força física, agilidade e resistência.

3) Conceitue ginástica, segundo a obra Ginástica Geral (ISHIBASHI, E. T.; SILVA, A. D., 2013).

A única modalidade de ginástica oficial, que não apresenta como principal característica a competição. Sendo assim uma modalidade gímnica, ou área da ginástica, orientada para o lazer e engloba programas de atividades no campo da ginástica com ou sem aparelho, da dança e dos jogos, conforme as preferências nacionais e culturais.

4) Abordar o universo da ginástica é a tentativa de caracterizar, mapear e organizar essas práticas, identificando suas peculiaridades, assim como as semelhanças que as tornam parte desse mundo. Segundo Souza (1997, p. 25), é possível fazer uma classificação desse amplo universo a partir de cinco campos de atuação da ginástica. Como são classificadas as modalidades de ginástica atualmente, e quais são os campos de atuação?

São classificadas como competitiva e não competitivas.

Ginástica de condicionamento físico – Engloba todas as modalidades com o objetivo da aquisição do condicionamento físico do individuo normal e/ou do atleta.

Ginástica de competição – Todas as modalidades competitivas.

Ginástica Fisioterápicas – Utilizada no tratamento e ou tratamento de doenças.

Ginástica de conscientização corporal – Busca da solução de problemas físicos e posturais.

Ginástica de demonstração – Não competitiva, sendo a função principal a interação social entre os participantes.

5) Para Gaio (2006), o universo da ginástica subdivide-se somente em dois grupos: das práticas competitivas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com