TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Geral

Por:   •  2/6/2023  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

KAMILLA MARTINS CARVALHO RA: 1189509

Educação física, Bacharelado.

Ginástica de Academia

Jander Gonçalves Rolo

Centro Universitário Claretiano

Brasília

2023

No Ciclo 02 de Aprendizagem, estudamos sobre os Fundamentos para Prática da Ginástica em Academia. Um dos tópicos de ensino foram as capacidades físicas e as práticas gímnicas. Após revisar o conteúdo estudado e realizar novas pesquisas sobre a temática, elabore um texto, com suas palavras, de no máximo duas laudas, abordando as capacidades abaixo:

Agilidade, Flexibilidade, Força, Resistência e Velocidade.

No texto apresentado deve constar a definição de cada capacidade e um exemplo de atividade/aula, realizada na ginástica em academia, que desenvolva a capacidade definida.

Agilidade, é a capacidade do corpo de mudar de direção no menor tempo possível, dependendo da velocidade e da força. Agilidade não é simplesmente uma mudança de deslocamento ou direção, mas uma mudança rápida de um movimento para outro. O treinamento de agilidade também trabalha todos os músculos do corpo. Encurta o tempo de reação e ajuda o corpo a responder a diferentes situações mais rapidamente. Os exercícios de agilidade têm muitos benefícios, ajudando a reduzir o risco de lesões e melhorar a eficiência do movimento, velocidade e equilíbrio. Alguns fatores são prejudiciais para quem não treina sua agilidade, esses fatores são falta de equilíbrio, falta de velocidade, pouca mobilidade, má coordenação dos movimentos, reflexos insuficientes. Agilidade: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção muito utilizada nos esportes coletivos." Aulas de jump, step training, são alguns exemplos de modalidades que exigem da agilidade.

Flexibilidade: É a capacidade física de realizar movimentos com maior amplitude possível em uma ou mais articulações. Em situações práticas há a distinção entre:

 Flexibilidade estática: é o caso do espacato em Ginástica Artística, ou seja, uma pessoa realiza     uma abertura total das pernas apenas com o apoio do solo.

 Flexibilidade ativa: é onde há influências de forças externas.

Os exercícios de flexibilidade consistem dentro dos treinos, uma parte fundamental na prevenção de lesões e ganho de força. Um baixo nível de flexibilidade está associado à uma maior predisposição para as lesões em atividades esportivas e cotidianas tais como estiramentos ou distensões musculares, tendíneas e ligamentares e torções articulares. O yoga pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade.

Força: É a capacidade física de vencer determinada resistência por meio da contração muscular. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica é aquela que o corpo tem em movimento. Força Estática é aquela que o corpo tem em repouso. Força Explosiva é quando usamos nossa      forma máxima. Em uma aula de Pilates a força é uma capacidade muito utilizada. O Método Pilates trabalha utilizando o peso corporal e a força da gravidade e, ainda, a resistência elástica, que confere ao praticante a eficiência nas contrações musculares, melhorando a força muscular respiratória, dos músculos do tronco e membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com