TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Geral Educação Física

Por:   •  21/11/2021  •  Artigo  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

  1. INTRODUÇÃO

Por volta do século XIV, ou Alta Idade Média, na Europa Ocidental, ocorreram mudanças sociais e econômicas profundas que contribuíram para o surgimento de novas formas de pensar. Essas modificações do modo de pensar não aconteceram de uma hora para outra, foram consolidando-se ao longo dos anos anteriores até concretizarem-se em uma nova mentalidade e nova cultura. Assim, essas novas formas de pensamento influenciaram a economia, a organização do poder e a produção artística.

O presente trabalho tem como objetivo explicar o conceito Humanismo, suas características e o que originou esse movimento.

  1. HUMANISMO, CONTEXTO POLITICO-SOCIAL

Com a decadência do Feudalismo, surgiu uma nova classe social, a burguesia,  que contribuiu para o surgimento de cidades e, também, para a emigração do campo para a cidade. Os burgueses competiam com a nobreza pelo poder econômico e social. Além disso, ocorreram mudanças na organização do poder e a produção artística, na expansão marítima com o mercantilismo, no desenvolvimento do comércio, no surgimento de pequenas indústrias; que foram promovidas pelo humanismo.

Com essas mudanças o povo passa da servidão e do campo para as cidades e o comercio, porém, sem estudos nem preparação para isso, acabaram em pobreza e doenças. A Peste Negra foi um marco dessa época. Ocorreu o momento político chamado Absolutismo, com o poder descentralizado das mãos dos senhores feudais para dos reis.  

  1. PAPEL DA RELIGIÃO

A influência da Igreja foi quebrada e questionada, esse rompimento influenciou diretamente o modo de expressão da sociedade ascendente desse período, bem como sua relação com a espiritualidade; e o avanço cientifico com Galileu e outros inventores.

Esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento moderno em ascensão (o Renascimento). 

A igreja por muito tempo controlava a maneira de agir e pensar da população, com uma visão teocêntrica (Deus no centro de tudo) . Com as mudanças geradas pelo humanismo, esta passou a ser antropocêntrica (homem no centro de tudo), que enxergava do homem responsável por seus atos, sem necessidade da concessão religiosa, do protagonista da história, dotado de inteligência e vontade, e capaz de mudar seu destino.  

  1. TIPOS DE GINÁSTICA racionalismo

As posturas éticas do pensamento humanista atribuiram grande importância a racionalidade, buscando compreender os fenômenos da vida além do sobrenatural imposto pela igreja. Essa ruptura de ideias resgatou culturas pagãs da Antiguidade, o qual, posteriormente, marcaria o período renascentista. Assim, houve também uma retomada de temas, valores e personagens da mitologia dos gregos e romanos.

 O afastamento dos dogmas da Igreja possibilitou um desenvolvimento no campo das ciências como a matemática, a física e a medicina, predominados por métodos científicos, com experimentos e fatores empíricos. 

Para o humanismo, baseado na Antiguidade Clássica, somente com a ordem era possível chegar à harmonia. Este princípio servia tanto para a arte como para a política. Assim, há busca da beleza e da perfeição, e grande valorização do corpo humano e das emoções.

Esse fundamento levou o Humanismo a se tornar um movimento acima de tudo literário. A poesia ligada a música se tornou gênero independente. Com a hedonismo presente, valorizava a mulher jovem, graciosa e de formas harmônicas. Ideia também usada pelos pintores e escultores.

Os autores recuperaram a temática da mitologia greco-romana e com isso escreveram obras de teatro, poesia e prosa. Colocaram a natureza como refúgios para as magoas do amor, um espaço de paz, tal como havia sido descrita pelos autores latinos.

  1. HISTÓRIA DA GINASTICA GERAL

O Humanismo passou a mudar a visão do homem, onde antes era influenciado pela igreja, sendo em Deus o criador do seu destino. Esse movimento auxiliou na evolução do indivíduo, pois já não podem ser controlados.

É possível concluir que a influência do humanismo, abriu portas para estudos mais aprofundados do ser humano. Capaz de traçar seu destino e ser responsável por suas atitudes. 

do Ministério da Educação e Saúde. Pouco antes disso, Getúlio Vargas tornou obrigatória a Educação Física nas escolas, por influências militares francesas.

  1. TIPOS DE GINÁSTICA

A Ginastica Geral é uma modalidade bastante abrangente, valendo-se das várias propostas de Ginástica, além de variadas possibilidades de manifestações corporais. As quatro primeiras apresentadas são modalidades competitivas, as outras cinco restantes não.

  1. Ginástica acrobática

Que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe;

  1. Ginástica artística:

Também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças;

  1. Ginástica rítmica:

Esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;

  1. Ginástica de Trampolim

Nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos;

  1. Contorcionismo:

Consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo;

  1. Ginástica cerebral:

Praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (84.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com