TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Laboral - Questões

Por:   •  6/2/2019  •  Exam  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  2.850 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e análise de textos – Baseado na leitura responda as questões:

 1. Em sua opinião, quais são as razões para que a ginástica laboral passasse a ser adotada por um número maior de empresas?

De acordo com o texto lido e conhecimentos prévios, concluímos que a ginástica laboral passou a ser adotada por cada vez mais empresas com o passar do tempo por conta da percepção da própria empresa de que seus funcionários estavam muito expostos a doenças causadas por LER (Lesões por esforços repetitivos), Dort (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho) e, mais recentemente por Amert (Afecções Musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho). Fazendo isso, as empresas teriam também uma elevação no nível de produtividade de seus funcionários, já que estes estariam melhor instalados na empresa e poderiam render mais, consequentemente.

2. Apresente argumentos favoráveis e desfavoráveis à prática da ginástica laboral.

Favoráveis – A ginástica laboral, muito provavelmente, vai prevenir doenças que prejudicariam funcionários, ou até a própria empresa, com pagamentos de indenizações. O aumento da concentração durante a jornada de trabalho e a redução do cansaço são resultados observados por essa atividade. O aumento da produtividade da empresa é algo a ser considerado pelo patrão.

Desfavoráveis – O argumento favorável às empresas pode se tornar desfavorável para a aplicação desta atividade numa empresa, isto é, a “exploração” sobre os funcionários com o único intuito de lucrar, aumentando a produtividade, é um argumento que pode ser utilizado por funcionários que não queiram a implantação desta atividade.

 3. Além da ginástica laboral, quais outras estratégias ou recursos poderiam contribuir para reduzir o estresse provocado pelo trabalho?

Como trazido no texto, a falta de lazer é um fator que atrapalha na produtividade de um funcionário, portanto, o aumento do descanso do funcionário, em relação a jornada de trabalho, poderia ser implantado para a diminuição de estresse. Assim como a asseguração de benefícios e de que o emprego não será perdido caso aconteça um declínio em relação ao nível de produtividade do funcionário. Alterar a filosofia da empresa de visar apenas lucros para a felicidade e bem-estar de seus funcionários, isto iria beneficiar tanto a empresa (um funcionário feliz, rende mais) quanto o funcionário (que receberia seu salário e ainda não se entristeceria caso tivesse que lidar com situações complicadas na empresa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com