TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

Por:   •  22/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

                                             [pic 1]

                    CENTRO UNIVERSITARIO LEONARDO DA VINCI

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

                                                 

                                                    Jose Doinnety costa santos

                                        Tutora:  Nerizângela Firmino da Silva

                                        Turma:  LEF

 

                                  CUITE PB  /  2021

                                                                                                                                                     

  1. Resumo 

   

        Este  trabalho traz uma pequena discussão em relação  a prática da educação Física no ambiente escolar, nesse contesto foi feito uma revisão literária onde o foco foi investigar quais os benefícios essa matéria traz para os alunos,  não so com  as aulas  pratica, também com aulas teórica são inúmeros os seus benefícios  promover a socialização, a inclusão a disciplina além de tudo ajudar na saúde não só física mas mental.  Através dessas analises apresenta-se a importância do incentivo a pratica do esporte durante as aulas, pois se deixa claro que a aula de educação Física é uma aula de inclusão social onde através do  dessa modelidade  podemos envolver os alunos e o incentivar a prática do mesmo, não só por competição mas por um estilo de vida.

2.Palavra-chave:

Educação fisica, inclusão , atividade física

  3.Introdução

            Nesse estudo cientifico sobre a importância da iremos falar um pouco sobre algumas das dificuldades que o profissional de educação física enfrentar no seu dia , para poder enfatisar uma aula que possar torna os alunos participativos , iremos também falar sobre os benefícios da educação física na nossa sociedade pois a não é apenas uma matéria mas sim estilo vida , a educação física sendo bem aproveitada ela transformar o cidadão através dos exercícios e da recreação, que traz os respeitos aos limites de cada criança por isso a importância dessa mateia ,ser implantada no ensino fundamental 1, onde as crianças estão em fase de descobertas, então é onde o educador físico tem a maior facilidade de chegar e ensinar que a não é só jogar uma bola, e sim o respeito ao seu próximo, desenvolver as habilidades motoras das crianças.

A educação física hoje não é bem aproveitada por faltas de verbas pra área, também investimentos em uma matéria que  tendência é só ajudar as nossas crianças e jovens, ao incentivo à o exercício físico que tornaara sua vida mais saudável, e sua autoestima melhor.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          Uma das aulas mas esperadas da semana no ambiente escolar é a educção física, mesmo que os jovens não tenham a mesma empolgação de quando eramos criança, principalmente o público feminino.

       Uma das matérias que mas apresenta um aspecto preventivo, sobre tudo em relação a saúde e o bem-estar, mas infelizmente as vezes a e é mal-empregada nas escolas principalmente a respeito do ensino tático e teórico,  por muitas vezes pouco valorizada na grade curricular, ela é uma disciplina que insere, adapta, e incorpora o aluno no saber corporal de movimentos,  a desfrutar os jogos, esportes, danças, lutas,  e práticas de aptidão física, contribuir pra educação intelectual e moral nas escolas, a maior responsabilidade hoje é instruir o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação as atuais linhas de cultura corporal de movimentos.

      O objetivo principal dessa materia é despertar nos alunos ao interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenhos de e de outros colegas, nos momentos recreativos e jogos esportivos estimular o aluno a ter respeito, dignidade e solidariedade com seu próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição social, cultural e sexual do indivíduo. Ao pratica atividade física os alunos tem a vantagem de melhorar sua saúde, e diminuir o risco de doenças como a obesidade, hipertensão arterial e doenças respiratórias, além de desenvolver habilidades nos esportes.

        Quando  a criança tem a chance de se socializar-se com outras crianças através da recreação , jogos e brincadeiras por isso a importância de ser implantado no ensino fundamental porque através dela a criança e o adolescente desenvolve sua  autoconfiança e  habilidades motoras , é uma porta para a formação social e de princípios do educando , é preciso que o professor tenha autonomia  para administrar e despertar esses valores nos alunos, transformando o meio em que vive.

     Cabe o professor passar atividades onde as crianças se envolvam, pra que a aula torne-se uma aula dinâmica.     

Segundo BETTI (2009 p.82) a ed.fisica proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmônico do corpo e do espírito, concorrendo assim formar o homem de ação física e moralmente sadio, alegre e resoluto, cônscio de seu valor e das suas responsabilidades.

Como muitas vezes o obvio passa despercebido, é oportuno  relembrar que a construção da área ed. física esteve presente desde o início vinculada ao processo de escolarização e, ainda hoje, podemos dizer que a ed. Física escolar é inerente a ed.fisica. O interesse na educação das crianças e jovens e a formação de professores está na base de a institucionalização da ed. Física em muitos países. No Brasil pelo menos desde a década de 30 é bem evidente a importância atribuída pelas políticas educacionais do governo federal a educação física entendida esta como um componente curricular (BETTI 2009,p?).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com