TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  9/10/2018  •  Monografia  •  10.380 Palavras (42 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 42

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]

UNIDADE UNIVERSITARIA DE PORANGATU

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTANCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

PORANGATU/GO

2015

[pic 2]

A IMPORTANCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Unidade universitária de Porangatu como requisito básico para conclusão do curso em Educação Física.

PORANGATU/GO

2015

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        .05

1. HISTORICO E CONCEITO DA DANÇA .......................................................07

1.1. A dança e a sociedade ..............................................................................08

1.2. Tipos de dança e suas características .......................................................10

1.2.1 Reisado.        10

1.2.2 Congada        11

1.2.3 Maracatu        12

1.2.4 Bumba meu  Boi        13

   1.2.5 Frevo ................................................................................................... 14

1.2.6 Fandango        15

1.2.7 Carimbó.................................................................................................16

1.2.8 Samba        18

1.2.9 Balé        18

1.2.10 Valsa        19

   1.2.11. Dança de rua.......................................................................................20

1.2.12 Forró        21

2.3 A dança como manifestação social ..............................................................22

2. DANÇA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR ............................................26

2.1 As contribuições da dança no processo ensino aprendizagem....................27

2.2. As dificuldades enfrentadas pelo ensino da dança......................................30

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................34

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ......................................................................37

INTRODUÇÃO

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a prática da dança no contexto escolar, onde se evidencia que a mesma contribui no aprimoramento de habilidades básicas nos padrões do movimento, além de desenvolver as potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Apresenta-se também como um componente prazeroso, que oferece aos alunos um importante instrumento pedagógico além de proporcionar um maior desenvolvimento corporal.

Neste sentido o estudo partiu para a seguinte problemática: A dança tem sido reconhecida como uma importante prática pedagógica ou um lazer? Até que ponto a dança contribui para o desenvolvimento da aprendizagem?

A dança está inteiramente conectada à Educação Física, chegando a ser inserida na formação dos professores. Esta disciplina tornou-se em grande importância ao longo dos anos, logo após integrou-se aos currículos das licenciaturas de Educação Física com dimensão nacional.

O novo currículo conferiu a necessidade do profissional em Educação Física desenvolver aptidão em termos de dança presente em suas diversas manifestações. Também surgem evidencias de que as técnicas de Dança - Educação Física estava sendo fortalecido como oferta teórica voltada para a incorporação do indivíduo como um todo.

        A dança por um método educacional, não se resume com facilidade em obtenção de habilidades, mas poderá fornecer aperfeiçoamento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, e sua coordenação motora.

        A dança como pratica pedagógica beneficia a capacidade de criar e se envolver no processo de construção de novos conhecimentos. Dançar é uma das formas mais agradáveis e apropriados para educar qualquer aluno. A dança não tem beleza somente como artifício de cultura e arte, mas seu grande potencial e sua ação pedagógica que contribui imensamente para o desenvolvimento e aproximação dos alunos. Pode-se demonstrar que a dança no contexto escolar não se aplica somente na coordenação motora, mas na vida social cultural e emocional do aluno.

Portanto este estudo se justifica como uma necessidade de conscientizar que a dança como componente curricular pretende oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista com a possibilidade de aprender e expressar-se criativamente através do movimento, além de que a dança é extremamente importante na busca do desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, assim esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Desta forma, este estudo tem como principal objetivo refletir a importância da dança no contexto escolar, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Objetiva-se também ampliar o conhecimento sobre este tema e identificar quais os benefícios e as qualidades físicas e emocionais que a Dança pode proporcionar aos alunos do Colégio Estadual Genoveva Rezende Carneiro.

Esta pesquisa foi desenvolvida através análise de material já elaborado sobre a importância da dança no contexto escolar. E teve como fonte livros, publicações, periódicos e impressos diversos. É de natureza descritiva e qualitativa, Os métodos de abordagem utilizados foram o dedutivo.

Após alguns estudos dessas concepções teóricas de alguns estudiosos dessa temática, procedeu-se a seleção e organização das informações para análise e suas interpretações.  A análise foi feita através do confronto de ideias dos educadores que deram sustentações teóricas à pesquisa. Foram eles: Aranha (2006), Arruda (1988), Bertoni (1992), Marques (2005), Nanni (1995), Ossana (1988), Piconez (2003), Strazzacappa (2001), Verderi (2009), Vygotsky (1989).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.8 Kb)   pdf (347.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com