TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  6/6/2020  •  Artigo  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

SAMUEL IZAIAS DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

        

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL[pic 1][pic 2]

2018[pic 3]

UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

SAMUEL IZAIAS DA SILVA

        

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Artigo Científico encaminhado à Faculdade de Educação da UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL[pic 4]

2018[pic 5]

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Samuel Izaias da Silva[1]

        RESUMO        

O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do lúdico no processo de aprendizagem nas series iniciais em aulas de Educação Física, pois o brincar é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Por sua vez, a função educativa do brincar oportuniza a aprendizagem do indivíduo: seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo, através do jogo e do brinquedo, o mesmo reproduz e recria o mundo a sua volta. Portanto aulas de caráter lúdico proporcionam aos alunos maior prazer e ao mesmo tempo o lúdico é um fator motivador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de cunho bibliográfico foi efetivada mediante a leitura de artigos científicos, livros manuais e eletrônicos, teses, revistas e sites da internet. Dentre alguns autores renomados podemos destacar: Kishimoto (2002),Silva (2007), Bezerra (2006), Almeida (1995),Redin (2000),Ghiraldelli Júnior( 1991), Vygotsky (1991,) Piaget (1978),Freire (2002) e Teixeira (1995) . entre outros, que versam sobre importância de aulas lúdicas nas series iniciais.

Palavras chaves:  Educação Física. Lúdico. Anos Iniciais .

Introdução

O tema proposto é de suma importância partindo do pressuposto de que brincar é indispensável para aprendizagem do aluno além de agregar valores que ajudarão tanto no meio escolar como no meio social . Portanto a  ludicidade por meio das brincadeiras pode ser um excelente meio de incentivar e auxiliar a aprendizagem de diferentes áreas atuando assim de forma multidisciplinar. Uma vez que o papel do professor de Educação Física é de contribuir para que o ensino-aprendizagem seja realmente transformador, sobretudo nos aspectos de formação do caráter lúdico do aluno.

Lúdico, palavra do latim que significa brincar, e nela se incluem jogos, brinquedos e brincadeiras, bem como o comportamento de quem á pratica, transformando o indivíduo em um ser consciente. A atividade lúdica tem um papel fundamental na formação da criança, podendo ser utilizado como um rico recurso para as práticas pedagógicas (KISHIMOTO, 2002, p.01) Segundo o autor, toda e qualquer atividade lúdica tem sua função, e quem as práticas terão chance de um bom desenvolvimento psicológico e motor.

Segundo Silva (2007), lúdico é qualquer atividade que executamos e que nos dá prazer, que temos espontaneidade em executá-la; atividades que são feitas quando queremos, por interesse pessoal. Isto se refere tanto à criança quanto ao adulto. Silva (2007) ainda afirma que é na atividade lúdica que se percebe a possibilidade e a facilidade de se aprender brincando, pois tanto na ludicidade quanto na vida real há um grande número de fins definidos e parciais, que são importantes e sérios, porque consegui-los é necessário ao sucesso e, consequentemente, essencial a satisfação que o ser humano procura, a satisfação oculta, nesse caso, seria o de aprender.

Diante do exposto, o estudo tem como objetivo analisar a contribuição do lúdico no processo de aprendizagem nas series iniciais em aulas de Educação Física. Visto que aulas de atividades lúdicas são de suma importância  no processo de  aprendizado pois oferece varias vantagens ao aluno de forma divertida e eficaz contribuindo assim em diferentes áreas atuando assim de forma multidisciplinar.

Para tal, se estabeleceu uma sistematização de estudos realizados por vários teóricos tais como: Kishimoto (2002),Silva (2007), Bezerra (2006), Almeida (1995),Redin (2000),Ghiraldelli Júnior( 1991), Vygotsky (1991,) Piaget (1978),Freire (2002) e Teixeira (1995). Entre outros, que versam sobre a ludicidade. Bem como, se apropria de relato de professores que usam dela como ferramenta importante em suas aulas.

Contudo a escola um centro de referência no processo de formação dos educandos, se faz necessário que as instituições possibilitem vivências que venham a estimular as crianças e os adolescentes o gosto pelo aprendizado e o prazer pelo brincar e jogar. Segundo Bezerra ( 2006, p 5) afirma que:

Independente das condições que a escola e o sistema educacional proporcionam à sua prática docente, é da responsabilidade de cada professor motivar suas aulas, tornando-as atrativas e prazerosas, preparando a criança para que está vá se constituindo um sujeito crítico de suas próprias ações no meio em que vive.

Uma boa reflexão sobre a utilização de brincadeiras lúdicas nas aulas de Educação Física se faz necessário, pois as mesmas envolvem aspectos de criação ou aprendizado, esses por sua vez envolvem conceitos, procedimentos e atitudes.

Desenvolvimento

A educação lúdica para Almeida (1995, p. 41), contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.

Dessa forma, a utilização do lúdico em sala de aula, auxilia o aluno ao desenvolvimento do afeto, de sua socialização com o mundo de seus sonhos e o real.

        Segundo Redin (2000, p. 64):

A criança que joga está reinventando grande parte do saber humano. Além do valor inconteste do movimento interno e externo para os desenvolvimentos físicos, psíquicos e motor, além do tateio, que é a maneira privilegiada de contato com o mundo, a criança sadia possui a capacidade de agir sobre o mundo e os outros através da fantasia, da imaginação e do simbólico, pelos quais o mundo tem seus limites ultrapassados: a criança cria o mundo e a natureza, o forma e o transforma e, neste momento, ela se cria e se transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com