TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO

Por:   •  14/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 Lidiany Ferreira Lisboa

A INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO

Artigo apresentado ao Curso de Educação Física da UNEB/DEDC XII como requisito parcial para a conclusão do Componente Desenvolvimento de ações pedagógicas na Educação Física Não Formal II (ESTÁGIO VIII), sob a orientação da Prof.ª Ma. Ana Gabriela Medeiros.

GUANAMBI

2017

A INFLUÊNCIA DA MUSCULAÇÃO NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência realizada pela discente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, a partir de uma intervenção realizada pela mesma, no qual o objetivo foi verificar quais as influências da musculação no processo do envelhecimento. As intervenções foram desenvolvidas em uma academia privada no município de Guanambi-Ba, atendendo a público específico da terceira idade, a partir de 50 anos de ambos os sexos, foram acompanhados três participantes da terceira idade sendo duas mulheres e um homem. Foi possível concluir que a prática regular do treino de musculação é capaz de trazer benefícios para melhora no funcionamento do corpo, tem grande relevância na tentativa de reduzir os danos causados pelo processo do envelhecimento, diminuindo as possibilidades de desenvolver problemas crônicos, pois proporciona a manutenção da autonomia na execução das atividades diárias.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Musculação; Terceira idade.

INTRODUÇÃO

Este estudo descreve aspectos vivenciados pela autora na oportunidade de intervenção pedagógica do campo não formal II (ESTÁGIO VIII), enquanto acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física UNEB campus XII, a fim de estabelecer o contato direto com a realidade e a dinâmica das academias, atendendo a um público da terceira idade. O objetivo deste trabalho foi orientar as pessoas da terceira idade nos exercícios de musculação em uma determinada academia privada na cidade de Guanambi-Ba. Sabe-se que a musculação está intrinsicamente relacionada à saúde, o processo de envelhecimento que indivíduo sofre algumas perdas e declínios nas funções do organismo, inclusive nos aspectos cognitivos como a memória e coordenação motora.

A musculação, sendo capaz de trazer benefícios para melhora no funcionamento do corpo, tem grande relevância na tentativa de reduzir os danos causados pelo processo do envelhecimento.

Está comprovada que a prática regular dos exercícios físicos é sem dúvida muito benéfica a nossa saúde física e psicológica, na atualidade há demasiada preocupação com a qualidade de vida. Nesse contexto, há diversos fatores que a constitui, dentre ao quais podemos caracterizá-la em quatro pilares principais, sendo: fator físico, psicológico, social e ambiental. Nessa perspectiva,

O estilo de vida está ligado diretamente ao conceito moderno de saúde, entendido não somente como a ausência de doenças, mas preocupando com a qualidade de vida, com a integridade psico-corporal, com preocupações na condução de uma vida saudável. SANTOS & VENÂNCIO (2006, p. 47)

E fato que a chegada da terceira idade traz problemas inevitáveis, como por exemplo, a perda de força, que é gradativa com o passar dos anos, no entanto até os problemas inevitáveis podem ser retardados através da prática regular de atividade física, implica na saúde da mente do individuo na alimentação, aparência buscando viver mais e viver melhor, são novas diretrizes no mundo contemporâneo, o exercício físico proporciona um equilíbrio corporal e o fortalecimento dos ossos.

Percebe-se que com a ampliação dos espaços de atuação do profissional de educação física ao longo dos anos, a exigência de professores qualificados para atuar na orientação nestes lugares tem sido mais significativa. Nesse sentido, o processo de formação acadêmica é essencial para que o graduando possa preparar-se para subsidiar/respaldar uma atuação de qualidade. Corroborando com esse indicativo, Antunes (2007, p. 141) ressalva que,

Na área da saúde surgem maiores oportunidades de trabalho com equipes multiprofissionais em hospitais, clínicas e centros de tratamento. No lazer, podem ser desenvolvidos trabalhos em prefeituras, clubes, hotéis, entre outros locais que oferecem atividades de lazer. No esporte, as ações do profissional de Educação Física podem ocorrer no contexto profissional, amador de iniciação. Ainda, surgem oportunidades em empresas, principalmente em academias.

O mundo está em pleno desenvolvimento e com avanços tecnológicos nunca antes visto. A saúde e a informação chegam a todos evoluindo rapidamente, a população na faixa etária dos 50 anos criou um novo conceito sobre envelhecer o que no passado era sinônimo de aposentadoria, ou a chegada de doenças crônicas, hoje vemos um grande avanço por parte da população da terceira idade em se permitir uma vida mais saudável, menos sedentária, mais feliz e com mais consciência para se divertir e se cuidar. De acordo com Almeida (2010), o processo de envelhecimento ocorre com todos os seres vivos, mas é com o ser humano que este processo acarreta desconforto, pois o tema velhice vem carregado de preconceitos.

 O Brasil se encontra em um quadro crescente da terceira idade, é uma etapa da vida pela qual se espera que todos os indivíduos um dia passe. “O conceito a partir da idade,” chega por volta dos 50 e 60 anos de idade, que já soma cerca de 20 milhões de pessoas no país. Deste total, 55% são mulheres, que, fato comprovado, tem expectativa de vida maior que a dos homens.  As estimativas quanto a dados futuros é que em 2025 este número esteja em torno 64 milhões de brasileiros a atingirem a terceira idade em torno 64 milhões de brasileiros a atingirem a terceira idade.  (www.portalterceiraidade.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com