TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iniciação à Ginástica Rítmica

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

NOME COMPLETO: Marlúcio Antônio Moreira

DATA:30/09/2018

PÓLO: Lagoa Santa

DISCIPLINA: Iniciação à Ginástica Rítmica

PROFESSOR (A) E TUTOR (A): Adriana Leite, Fernanda Peçanha Marques

Proposta: Envie duas atividades (brincadeiras) para cada aparelho. Duas brincadeiras com as maças e duas com a fita. Salve em word e envie o arquivo.

Objetivo: Proporcionar aos alunos identificarem maças e as fitas como aparelhos da Ginástica Rítmica, bem como vivenciarem seus elementos e habilidades corporais. Trabalhar a flexibilidade, coordenação e rapidez a fim de que possibilite maior interação com os colegas.

Estrutura curricular: Ensino Fundamental

Material: Aparelho maças e fitas da Ginástica Rítmica e aparelho de som com músicas diversas disponíveis em pen drive ou CD.

MAÇAS

Atividade 1:  Corre, cotia

A turma sentará no chão em roda, e um dos alunos ficará de pé com duas maças na mão. Ao som e palmas de “corre, cotia”, cantado pelos alunos em roda, o aluno com as maças ficará rodando em volta dos colegas com movimentos de pernas e braços alternados, com balanceios e impulsos e colocará elas atrás de outro que esteja sentado. O colega que for surpreendido com as maças em suas costas deverá levantar-se e correr sempre em volta da roda atrás do colega que o escolheu, até pegá-lo. Se o colega que colocou as maças se assentar, o aluno que não conseguiu pegá-lo deverá fazer o mesmo procedimento, ficará rodando em volta dos colegas com movimentos de pernas e braços alternados, com balanceios e impulsos e colocará elas atrás de outro que esteja sentado. E assim por diante, sempre ao som e palmas de “corre, cotia”.

Atividade 2:  Dança das cadeiras

        

        Enquanto toca a música, os alunos deverão andar em círculo em volta das cadeiras, cada um com duas maças nas mãos, fazendo movimentos em oito com os braços. Quando a música parar, cada um deverá assentar-se em uma cadeira, observando que sempre deverá ter uma cadeira a menos na roda, de forma que sempre sobre um aluno de pé. O aluno que sobrar de pé deverá realizar o lançamento de uma das maças para cima e deverá tentar pegá-la de volta (recuperação). Caso ele consiga, ele volta para a brincadeira e escolhe um colega para desafiar a também fazer o arremesso, e assim por diante. O colega que não conseguir apanhar a maça após o arremesso, que realmente sairá da competição da dança das cadeiras.

        E assim por diante, até que todos tenham participado.

FITA

Atividade 1: Pique pega

Os alunos irão realizar a brincadeira de pique pega, cada um com uma fita erguida acima da cabeça em movimentos espirais. Porém, o aluno que estiver como o pegador, deverá estar fazendo o movimento circular com a fita ao lado do corpo, a fim de que fique em destaque perante os demais.

Desta forma, os alunos poderão observar os efeitos visuais dos movimentos das fitas e treinarem os movimentos de circundução.

Atividade 2: Espelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (272.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com