TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO EM PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS

Por:   •  4/3/2018  •  Monografia  •  5.525 Palavras (23 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RODRIGO ROSSI ALVES CLARO

MOTIVAÇÃO EM PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS

MOGI DAS CRUZES/SP

2015

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RODRIGO ROSSI ALVES CLARO

MOTIVAÇÃO EM PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS

Pesquisa apresentada a Universidade de Mogi das Cruzes, curso de Educação Física como parte dos requisitos para obtenção do titulo de licenciatura.

Orientador profº Ms João Pedro Arantes

MOGI DAS CRUZES/SP

2015


“Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância”.

(Bruce Lee)


AGRADECIMENTOS

À Deus, que se mostrou criador, que foi criativo. Sеυ fôlego dê vida em mіm, fоі sustento е mе dеυ coragem para questionar realidades е propor sempre υm novo mundo dе possibilidades.

A todos оs professores dо curso, qυе foram tão importantes nа minha vida acadêmica е nо desenvolvimento desta monografia.

Agradeço também а todos os professores qυе me acompanharam durante а graduação, em especial ао Prof. João Pedro Arantes responsável pela conclusão desse trabalho.

À minha família, pоr sua capacidade dе acreditar еm mіm е investir еm mim. Mãe, seu cuidado е dedicação fоі que deram, еm alguns momentos, а esperança pаrа seguir.

À Viviane Aparecida Santos, pessoa cоm quem аmо partilhar а vida. Cоm você tenho mе sentido mais vivo dе verdade. Obrigado pelo carinho, а paciência е pоr sua capacidade dе me trazer pаz nа correria dе cada semestre.

Аоs meus amigos, pеlаs alegrias, tristezas е dores compartilhas. Cоm vocês, аs pausas entre υm parágrafo е outro dе produção melhora tudo о qυе tenho produzido nа vida.


RESUMO

A Arte Marcial pode ser compreendida como toda ou qualquer atividade física que envolve a representação de combate existe diversas modalidades de artes marciais, como por exemplo, Jiu Jitsu, Karate, Muay thai, Aikido, Kung Fu, Judô, capoeira entre outros e como qualquer outra atividade física existem os fatores que motivam essas pessoas a praticar tal atividade. O objetivo deste trabalho é analisar de forma bibliográfica os motivos que os praticantes de artes marciais têm para se manter nessa atividade, para isso utilizou-se 18 artigos de diversas autorias e com eles podem-se observar os seguintes resultados: a maioria dos artigos destacou que os fatores saúde, competência desportiva e prazer como muito importante ou importante, lazer como fator pouco importante e por fim competitividade, controle de estresses, sociabilidade entre outros como nada importante. Concluímos que a qualidade de vida ficou em evidencia na maioria dos entrevistados, o prazer também foi visto como algo que agrega no social e na diversão e por fim a competência desportiva, onde os atletas se identificaram sobre habilidades técnicas ou ate mesmo aprender mais sobre o esporte em questão foi tido como um dos indicadores de motivação.

Palavra-chave: Aderência, atletas, lutas.


SUMARIO

1        INTRODUÇÃO        7

1.1        BREVE HISTÓRICO DAS ARTES MARCIAIS        7

2        ASPECTOS DA PSICOLOGIA        8

2.1        MOTIVAÇÃO        8

3        MÉTODOLOGIA        13

3.1        MATERIAL        13

3.2        PROCEDIMENTO        13

3.3        PROCEDIMENTO DE ANALISE DE DADOS        14

4        RESULTADOS E DISCUSSÃO        15

5        CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21

APÊNDICA A -        RESUMO INTERPRETATIVO        26



  1. INTRODUÇÃO

É de fundamental importância conhecer todos os pilares que regem o tema que aborda este trabalho, a influencia da motivação em praticantes de artes marciais, para isso inicialmente veremos um pouco sobre as artes marciais e em alguns pilares da psicologia no âmbito de psicologia do esporte.

  1. BREVE HISTÓRICO DAS ARTES MARCIAIS

Define-se a Arte Marcial como sendo toda a atividade física que envolve a representação de combate, visando, assim, a consciência plena do individuo consigo mesmo, com relação a sua existência no mundo e na sua relação com todos os seres a sua volta (SOUZA JR, 2007, p. 33).

Suas origens vêm da Índia e cita como seu patrono o monge budista Bodhidarma, segundo (REZENDE; CANTANHEDE; NASCIMENTO, 2010) esse monge que levou ate a China uma pratica de combate desarmado conhecido como Vajramusht e assim o aperfeiçoou no mosteiro Shaolim.

Criadas primeiramente com o intuito de autodefesa foram aliadas às praticas das religiões orientais como o Budismo, o Xintoísmo e o Confucionismo. Tal união fez com que as artes marciais deixassem de ser meramente uma prática corpórea e se transformassem em uma filosofia, uma maneira de viver melhor encontrando-se o equilíbrio necessário entre o corpo e a mente (REZENDE; CANTANHEDE; NASCIMENTO, 2010, p.01).

Com o passar dos tempos à arte marcial teve um destaque maior entre as pessoas, segundo (JACOMIN; ITO; FERNANDES, 2013) isso ocorre devido à inclusão de algumas artes marciais ao teor olímpico e assim faz com que varias pessoas se interesse nem que seja apenas pesquisar sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (781.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com