TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE INFANTIL UMA QUESTÃO FÍSICA E ESCOLAR

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

POS GRADUAÇAO EM PERSONAL TRAINER E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

EDIMILSON PINHEIRO DO NASCIMENTO

        

   OBESIDADE INFANTIL UMA QUESTÃO FÍSICA E ESCOLAR

                                       

        PORTO VELHO

2020

OBESIDADE INFANTIL UMA QUESTÃO FÍSICA E ESCOLAR

Autor[1], Edimilson Pinheiro do Nascimento

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  Este trabalho vem abordar o tema da obesidade vivenciada por grande parte dos alunos na escola e tem como finalidade abranger essa temática com análise da situação e as possibilidades que podem ser desenvolvidas nas aulas de educação física para os alunos com quadro de obesidade avançada e também os que estão ingressando no quadro de obesidade por meio de atividades físicas que contribuem para o desenvolvimento físico proporcionando uma melhor qualidade de vida ao aluno. Desta forma objetiva-se neste trabalho analisar a importância da atividade física escolar para integração do aluno a uma pratica regular de exercícios físicos, conhecendo o papel da escola e do professor de educação física no estimulo da pratica regular de atividades físicas por crianças com quadro de obesidade ou propensos ao aumento de peso. Para desenvolvimento do estudo a metodologia empregada será por meio de pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos já publicados, livros e revistas que aborda o conteúdo. Na análise do tema fica evidenciado que crianças vivenciam atitudes preconceituosas pelos demais durante a realização de atividade física e de brincadeiras fora da escola por não apresentar um preparo físico e agilidade necessária na maioria das brincadeiras, então estes tendem a ter um complexo e rejeição a atividades físicas e passam a  optar por jogos de computadores e vídeo games e na maioria das vezes preferem se isolar evitando o contato e participação em jogos que exigem habilidades físicas e com isso acabam comprometendo a infância e a qualidade de vida assim como sua saúde e tendo dificuldades em lidar com as diferenças.

PALAVRAS-CHAVE: Criança. Escola. Exercícios. Obesidade


  1. INTRODUÇÃO

Com a grande variedade de jogos online e de tecnologias cada vez mais convidativa para as crianças durante a infância tem ocasionado cada vez mais o crescimento de alunos com quadro de obesidade infantil comprometendo com isso o desenvolvimento físico e motor do aluno. É comum que a sociedade quando se depara com indivíduo com obesidade a classifique como alguém que não tem força de vontade para que possa praticar exercícios, no entanto a educação para a pratica de esporte deve iniciar ainda na infância por meio dos hábitos em jogos que desenvolva o costume de praticar esporte e de manter costumes saudáveis seja eles alimentares e também físicos.

Diante deste quadro o professor de educação física tem o papel de estimular o aluno em fase escolar com uma visão que alimenta o desejo de praticar atividades físicas e com isso estimular a criança nos jogos escolares e atividade que desenvolvam o habito pela pratica de exercícios físicos estimulando assim a interação social melhorando a qualidade de vida.

O presente trabalho tem como objetivo central avaliar o crescimento do número de crianças com obesidade e como a escola pode contribuir por meio da pratica de exercícios nas aulas de educação física. Conhecendo a problemática da obesidade das crianças nos anos iniciais e estimulando a pratica de exercícios físicos e desenvolvendo nas aulas conteúdos para orientar os alunos sobre os riscos com a obesidade e as consequências físicas e motoras;  

É importante salientar que não estamos falando de aulas com conteúdo diversificados que busquem contemplar os diversos objetivos. Não se pode esquecer da relação pessoa sedentária e com obesidade meio, que será decisiva nas ações humanas, pois sabe-se que cada indivíduo pode motivar-se por si só porém na maioria das vezes são os estímulos que desencadeiam a motivação.

Quanto à metodologia utilizada fez-se através de uma Revisão Bibliográfica, de modo a oferecer as bases teóricas para a condução da pesquisa, para isso fez-se necessário consultas a livros, artigos, dissertações e sites da internet.

No que se refere aos procedimentos metodológicos, quanto aos fins este projeto classifica-se como uma pesquisa descritiva, onde se buscou entender os efeitos da obesidade afeta a pratica de esporte

  1. DESENVOLVIMENTO

A obesidade segundo a concepção de LEITE, 1996:

[...]um distúrbio complexo relacionado com numerosos fatores que desequilibram o balanço energético e é, em geral, doença. Esses fatores podem ser resumidos em externos e internos. O primeiro seria a violência, o baixo gasto energético. O segundo são os fatores genéticos.

Assim a pratica de exercícios físicos para os alunos com esse perfil é desmotivada uma vez que na maioria das vezes os alunos obesos na pratica de atividades físicas é a falta de habilidade na pratica de esporte e quando decide por participar em muitas vezes os demais alunos acabam agindo com preconceitos e risadas o que acaba desmotivando o alunos e muitas vezes gerando uma trauma e aversão a pratica de exercícios físicos.

Com a mecanização do trabalho e a introdução da robótica e da informática no controle dos sistemas têm produzido a necessidade e de o homem moderno se expor a esforços físicos de algum significado na realização de suas tarefas profissionais. A necessidade de locomoção atualmente é atendida por eficiente sistema de transporte onde o gasto energético é minimizado para a maioria das pessoas. A difusão de atividades de lazer envolvendo prioritariamente diversões eletrônicas e a ocupação de tempo livre com atividades sedentárias são fortes contribuintes ao abandono de práticas lúdicas que exijam esforços físicos mais intensos (GUEDES 1998,pag 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (264.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com