TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Odisseia da Vida

Por:   •  26/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Odisseia da vida

Podemos perceber o maravilhoso e articuloso processo de criação de uma vida, e notamos que assim como no mundo fora da barriga, como um indivíduo para obter sucesso em sua vida precisa se destacar dos outros e ser o melhor, na primeira etapa desse processo, milhões de espermatozoides são introduzidos na vagina da mulher, e o caminho até o óvulo é bem difícil e cheio de ‘ barreiras ‘ e apenas um consegue chegar primeiro em seu destino. Quando finalmente o único desses espermatozoides que consegue encontrar o tão sonhado óvulo, ele se solta de seu inútil flagelo e libera seu precioso tesouro, a herança genética, resultando em uma célula única no mundo.

Desse ponto em diante começa o processo de desenvolvimento, a partir dai, quase tudo ou exatamente tudo está determinado, a célula resultante do encontro do espermatozoide vencedor e o óvulo, duas genéticas que se uniram, e formaram um ovo, e esse ovo vai se dividindo em 2, depois em 4, 8, 16 e 32 células idênticas, com isso se inicia uma nova viagem. No 3º dia de sua viajem, esse ovo, finalmente encontra seu último ponto, o útero aonde será seu lar doce lar, no sexto dia o ovo deixa sua capa protetora e se instala na parede desse novo lar que morará por 9 meses. Assim que instalado, começa algumas etapas de seu desenvolvimento, se conecta com seu ambiente, formando a placenta, uma interface que fará trocas contínuas vezes com a mãe.

Depois de alguns dias, o embrião resultante, já começa a se desenvolver mais rapidamente, formando duas bolsas cheias de líquido, que passam por diversas transformações, que começaram a formar o sistema nervoso, esse líquido se dobre e pega a forma de um tubo, sua futura espinha dorsal, e duas protuberâncias que serão os hemisférios cerebrais, o embrião também se dobra dando origem a um coração que ainda não se moldou, e ao sistema circulatório. Nessa etapa o embrião passa por todos os estágios da evolução humana, tendo suas formas iniciais, como as de um peixe e posteriormente a de um réptil. Depois de 4 semanas, todos aqueles processos, especificamente no seu tempo, de uma simples célula, a um minúsculo organismo com vida.

Com as várias trocas de nutrientes com a mãe através da placenta, esse pequeno organismo começa a pegar forma, o rosto é definido, aparecem duas saliências que logo mais serão os olhos, pouco a pouco os outros órgãos vão se formando, cartilagens, músculos e tendões se desenvolvem. A partir do 1 mês o organismo formado, se desenvolve mais rápido, crescendo até 1mm no dia, braços e pernas se desenvolvem, e o que um dia foi uma cauda, da lugar ao cóccix, os orifícios da boca e do nariz aparecem, e o pescoço se esguia, os ossos se solidificam.

Depois dessa parte, dão inicio aos processos de desenvolvimento psicológicos, com os órgãos em seus devido lugares permanentes começam a funcionar. Dentro do cérebro do futuro bebê, novos neurônios são criados aos milhares, ao mesmo tempo se conectando entre si, está engenhosa conexão fará com que o feto controle os músculos e órgãos a partir de impulsos elétricos e químicos, assim no seu nascimento o bebê tendo milhões de neurônios conectados por bilhões de conexões. Esta fabulosa máquina, mais poderosa e complexa do que qualquer computador no mundo, dará a ela, o sabor das coisas, as palavras, os sons, emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com