TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA

JULIO CESAR DE MORAES

RA: 2031070

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

(PCC número 1)

Pólo: Cidade Universitária

2020

Trabalho a partir das informações do conteúdo proposto e estudado nas disciplinas do 1° semestre de 2020 do curso de Educação Física, disciplina Prática como componente Curricular (PCC número 1), 1° semestre.

.

1) Descrição detalhada da atividade proposta

Este estudo teve como objetivo observar e comparar o equilíbrio e a estabilidade de duas pessoas de idades diferentes na realização do movimento de chute frontal, na altura do abdome (figura 1), e a recomposição da base inicial.

Figura 1[pic 2]

Fonte: https://moodsonboard.files.wordpress.com/2012/08/1005-knockout-bod-front-kick.jpg

A escolha da atividade foi para analisar uma capacidade que é requisitada em diversas situações do dia a dia, e em algumas delas, o indivíduo pode necessitar de mais ou menos estabilidade, o chute descrito exige tais habilidades ou capacidades.

A manutenção do equilíbrio e de estabilidade é essencial para a execução de atividades físicas da vida diária e também de grande importância para a prática de atividades esportivas.

O movimento proposto foi explicado antecipadamente e demonstrado (figura 2): Realização do movimento de chute com a perna direita, a partir da postura (A) conhecida popularmente como southpaw, também conhecida por postura invertida, pé esquerdo na frente e o direito atrás, braços em posição de espera livres para movimentos necessários à manutenção da estabilidade, com os dois pés apoiados igualmente no solo (base), com afastamento na largura semelhante a do ombro, deslocando a perna no ar projetando a sola do pé para frente (B), na altura do abdome, finalizando o movimento recompondo a posição inicial (base).

Figura 2[pic 3]

Fonte:

Foi proposta na atividade descrita uma série de cinco repetições, com pausa total entre cada repetição para reposicionamento e recomposição da base inicial.

2) Descrição dos 2 participantes

Participante 01 - Rose Arruda, 60 anos, aproximadamente 1,60m de altura, sobrepeso (80kg), porém com boa saúde e condição física, sem limitações aparentes.

Participante 2 - Kris Tolini, 32 anos, aproximadamente 1,7m de altura, peso normal (70kg), boa saúde e condição física, sem limitações aparentes.

3) Descrição sobre as diferenças verificadas na execução desse movimento pelos 2 participantes, indicando qual dos 2 teve maior dificuldade em executar o movimento

Os dois participantes executaram a atividade proposta de maneira solicitada e correta (conforme demonstração no local) pelo menos uma vez, sendo o Participante 01 apenas uma repetição, e o participante 02 em três repetições.

Participante 01: a maior dificuldade foi força física necessária para a suspensão e extensão da perna para projeção do chute, com total dificuldade para a finalização do movimento na base inicial, encerrando o movimento com os pés invertidos, na posição de um passo (pequeno) à frente.

Participante 02: a maior dificuldade foi em relação à coordenação motora exigida para realização dos movimentos em conjunto e finalização na base inicial, encerrando o movimento com pouca dificuldade, porém com necessidade de ajuste da posição dos pés para reposicionamento.

De forma geral, os participantes do estudo demonstraram alguma dificuldade, tanto de força física para realização das cinco repetições sugeridas na atividade, como para a realização do movimento de projeção do chute com estabilidade para voltar à posição inicial solicitada, sendo que o Participante 01 apresentou aperfeiçoamento do movimento a partir da segunda repetição, e o participante 02 apresentou redução da capacidade de força física a cada repetição.

4) Descrição relatando se existe ou se já existiu práticas de atividades físicas no cotidiano de cada um dos 2 participantes

Participante 01: nenhum histórico de prática esportiva ou atividade física regular ao logo de toda a vida, atividades específicas do lar regularmente.

Participante 02: pratica exercícios físicos 1 hora por dia de 02 a 04 vezes por semana ha 06 meses pelo menos, com histórico de prática de meia maratona e corridas de 5km.

A) Resposta do questionamento indicado na letra A

Durante a execução foi possível acompanhar a totalidade do corpo e do movimento proposto, das estruturas envolvidas em sua totalidade, sobretudo dos membros acionados (braços, quadril, pernas e pés), o envolvimento e controle das habilidades motoras fundamentais na intencionalidade do movimento, para chutar e retomar a estabilidade e o equilíbrio apoiado em duas pernas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (393.6 Kb)   docx (282.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com