TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC

Aluno

Polo Fortaleza II

PCC do primeiro semestre

Escolhi dois participantes, um adolescente de 12 anos e um adulto de 35 anos.

A atividade proposta para eles foi realizar um salto com apenas uma das pernas.

Logo no começo da atividade quando pedi que os dois participantes ficassem na posição inicial, com apenas um dos pés apoiados no chão, percebi uma pequena falta de equilíbrio no adulto. Os dois conseguiram realizar o salto, sem dificuldades, porém o adulto reclamou de um pouco de dor na articulação do joelho. Ocorreu diferença de altura no salto, sendo que o adolescente conseguiu ir mais alto. Na posição final do movimento, ou seja, na aterrissagem do salto, pode-se perceber novamente a falta de equilíbrio do adulto.

         Conversando com os participantes sobre seus estilos de vida, ambos revelaram a realização de atividades físicas diárias. O adolescente realiza atividades como basquetebol, surf e futebol, enquanto o adulto faz crossfit e musculação. O adolescente mostrou-se bem ativo, dizendo fazer diversas atividades diárias, realizando atividades esportivas ou brincando com seus amigos, e o adulto apesar de na infância fazer diversas atividades hoje em dia voltou a fazer musculação e crossfit para manter a forma e ter uma vida mais saudável.

        Os participantes não revelaram dificuldade para a realização do salto com uma das pernas. Mas senti o adolescente mais a vontade durante a realização do salto, acredito que seja porque ele pratique com mais frequência esse movimento, sendo no basquetebol ou em outros esportes que ele pratica.

Questionamentos:

  1. A totalidade do corpo humano foi mantido em ambos participantes. O salto foi realizado em uma situação bem tranquila e sem que os participantes estivessem estressados, ansiosos ou pressionados. Nenhum dos participantes teve qualquer dificuldade para a atividade proposta e conseguiram um salto suficiente para que eu conseguisse analisar e depois questionar sobre a percepção deles.
  2. Salto com uma das pernas acredito que seja um movimento bem normal do ser humano e desde o mundo antigo seja executado tanto em atividades do cotidiano quanto em situações como sobrevivência em uma fuga, situações de guerras em lutas e ritos religiosos em danças.
  3. Em caso de fratura da ulna, em qualquer idade, deveríamos imobilizar o antebraço com talas e ataduras para impedir o movimento até a chegada em um hospital. Se a fratura estiver aberta, cobrir o local com um pano limpo, evitando deixar o osso exposto.
  4. Caso fizesse a comparação deste grupo com outro grupo distinto de participantes, deveríamos utilizar o método de Teste T para amostras independentes, assim os dois grupos realizariam o mesmo movimento proposto, mas os participantes não estariam relacionados entre si, podendo ter sexo e idade diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com