TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação da família e comunidade no contexto escolar

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

UDF – Centro Universitário

Alunos: Alvimar Rogerio, Igor Bispo, Flavio Ramos, Felipe Batista,             Lucas Vinicius e Adriel

Participação da família e comunidade no contexto escolar.

INTRODUÇÃO

A escola tradicional é considerada fechada, onde o professor dita as regras e os alunos apenas o obedecem, o fato inibe o desenvolvimento e a criatividade dos alunos, que são apenas direcionados àquelas aulas maçantes e monótonas.

Com a evolução do mundo, o surgimento de novas tecnologias e a possibilidade de interagir com várias outras línguas e culturas, a escola tradicional vem perdendo espaço, dando margem ao surgimento de uma nova escola, mais interativa e mais aberta às opiniões dos alunos.

A família é a base do ser humano, e sua presença nas escolas é muito importante desde o jardim de infância, com a participação dos pais em reuniões, atividades voltadas para a família e nos trabalhos e estudos do dia a dia.

Esse acompanhamento familiar estimula o aluno e pode evitar que ele se perca, e que se envolva com as tentações que a vida lá fora oferece.

Este trabalho tem como meta contribuir para a conscientização sobre a importância  da integração entre a comunidade e a escola, quanto maior a parceria, maior será a possibilidade de oferecer aos alunos um ambiente onde eles possam desenvolver suas potencialidades, pois, a educação é um processo contínuo, e se desenvolve no ambiente familiar e social, já que a família e a escola constituem-se como referenciais fundamentais para a formação do educando e é nessa articulação que a educação acontece de forma insubstituível.

Desenvolvimento

        A relação entre a escola e a família é um dos principais fatores para a melhoria da aprendizagem, pois, quando a criança apresenta problemas para aprender, a forma com que a família reage pode agravar ou ajudar sua recuperação. A parceria da escola e família está baseada na participação desta na vida escolar do aluno. Dessa forma devem ser realizadas ações, como Assembleias, que irão integrar a família no espaço escolar e estabelecer uma maior relação escola/família.

Os professores precisam conhecer as dinâmicas internas e o universo sociocultural vivenciado pelos seus alunos, e para isto acontecer a escola precisa da cooperação da família. Essa relação de parceria também é importante para a escola compartilhar com a família os aspectos de conduta do aluno, como o aproveitamento escolar, relacionamento com os professores, colegas, respeito às regras, valores, atitudes, qualidade na realização das tarefas.

A escola tem o papel de ensinar juntamente com a comunidade e formar para a cidadania e instruir o indivíduo sobre seus direitos e deveres como parte integrante da sociedade favorecendo a participação dos alunos em relações sociais.

A integração Escola-Família no processo de aprendizagem da criança é muito importante para uma educação de qualidade. A família é como um espaço de orientação e construção da identidade da criança. A escola deve promover juntamente com a família uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento da criança, não somente no ambiente escolar, mas também como um cidadão futuramente.

A família é o primeiro grupo social a qual a criança pertence e é através do convívio com ela que a criança vai desenvolver padrões de socialização, pois os pais são responsáveis em ensinar os primeiros passos a criança, e os primeiros conhecimentos e a escola dá continuidade a esse processo, é por isso que a participação ativa da família é de fundamental importância.

Um exemplo da participação da família no contexto e escolar é a escola democrática, que é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários. Esse ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.

Um aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo, desta forma aprendem a ter iniciativa. Eles ganham a vantagem do aumento da velocidade e no aproveitamento do aprendizado, como acontece quando alguém está praticando uma atividade que é do seu interesse.

Os estudantes dessas escolas são responsáveis pelo processo ensino aprendizagem e têm o poder de dirigir seus estudos desde muitos novos.

No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional consta que as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, e de participar da definição das propostas educacionais. Mas nem sempre esse princípio é considerado quando se forma o vínculo entre diretores, professores e coordenadores pedagógicos e a família dos alunos.

Através do contato dos professores e a família, é possível que haja orientação na qual os pais possam compreender a enorme influência das relações familiares no desenvolvimento dos seus filhos. Os pais e os alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar sugestões para a resolução deles.

A participação dos pais nas escolas não deve ser encarada como sendo uma debilidade, último recurso quando as coisas não andam bem, ou como necessária apenas nos eventos festivos promovidos pela escola. A interação deve ser encarada como sendo uma possibilidade de enriquecimento mútuo e de ampliação do espaço democrático na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com