TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Como Componente Curricular

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 10

PCC número: 4

No intuito de se realizar o PCC (Prática como Componente Curricular), foi escolhido um indivíduo adulto jovem, com exatamente 22 anos de idade, sedentário e com peso corporal não acima da média. A esse sujeito foi apresentado o conteúdo da atividade proposta, que consiste na realização de determinados movimentos pertencentes as respectivas modalidades de cunho prático: Atletismo (marcha atlética e lançamento de dardo), Futebol (chute) e Gestão e tendências em academias (aula de treinamento de bíceps para iniciante). É importante salientar, que devido ao fato de não termos acesso a uma pista de atletismo, foi necessário improvisar, realizando a maioria das atividades numa quadra poliesportiva. Antes do início da atividade, fez se necessário discorrer sobre as maneiras corretas utilizadas na execução de cada movimento.

A marcha atlética é uma prova de pista, oficial do atletismo que demanda muita técnica e\ou consciência corporal em sua execução. O atleta realiza uma progressão de passos, mantendo sempre uns dos pés em contato com o solo. O membro que avança deve estar totalmente estendido a partir do momento em que o calcanhar toca o solo até que todo o corpo esteja em posição vertical. Membros superiores e quadril devem estar em total sintonia com os demais segmentos corporais. É necessário que haja uma flexão de cotovelo em torno de 90°, com uma base de movimentos no sentido anteroposterior e ótima mobilidade e estabilidade articular.

Esse movimento foi escolhido dentre tantos outros por se tratar de uma estratégia de locomoção com aspectos similares ao padrão de marcha normal que é comumente utilizado em nosso cotidiano. Ao executar o movimento proposto o participante demonstrou algumas limitações, principalmente se tratando da técnica necessária utilizada na modalidade. O seu padrão de marcha não se fez tão eficiente, suas passadas na maioria das vezes eram empregadas de forma incorreta, ou seja, ao invés do movimento ser executado adequadamente, em linha reta e com os pés apontados para frente, ele perdia a consciência corporal em determinados momentos, realizando assim uma rotação interna dos pés, afetando o desenvolvimento adequado da atividade.

O Lançamento de dardo é uma das provas de campo mais antigas do atletismo. Ela possui algumas fases que devem ser conhecidas, visando assim um entendimento adequado para compreender sua técnica e melhor executá-la.

Empunhadura: o atleta arremessador deve empunhar o dardo pela parte central que está demarcada por uma corda fina, material utilizado para garantir maior aderência. Existem três tipos de empunhadura (empunhadura finlandesa ou normal, empunhadura americana e empunhadura sueca).

Posição inicial: É nesse momento que o atleta entra no local de lançamento. Após isso, é necessário que ele fique em pé com um leve afastamento anteroposterior sobre a demarcação inicial do corredor de lançamento, o dardo deve estar apoiado na mão, acima da linha dos ombros e na altura da cabeça.

Corrida preparatória: é realizada visando alcançar uma velocidade adequada, partindo da marca inicial até a intermediaria. Nessa fase o indivíduo avança a marca intermediaria, onde acontece a preparação do dardo e posicionamento adequado do corpo para efetuar o lançamento. Nesse momento da prova o atleta arremessador chega com os membros superiores e inferiores contrários uns aos outros, ou seja, a mão que impunha o dardo deve ser contraria ao pé que toca a demarcação intermediaria da pista. Nesse sentido, os movimentos corporais e\ou a forma como o corpo deve se portar durante a prova irá depender do tipo de arremesso a ser utilizado.

Posição final: nesse momento o arremessador deve estar com os dois pés apoiados no chão dando uma leve projeção do corpo para a lateral e a maior parte do dardo é posicionada atrás, com a ponta direcionada a frente e na altura da cabeça.

Lançamento: na posição final, momento do apoio duplo o peso do corpo está concentrado em grande parte na perna que se encontra posicionada atrás. Sendo assim, a perna contraria a mão que impunha o dardo se estende e de forma simultânea o dardo é dirigido para a frente com o corpo acompanhando a sua progressão. Assim toda a força acumulada nos demais membros é transferida para o dardo, dando origem ao lançamento propriamente dito.

Troca de pés: pelo fato de a ação de lançamento provocar um certo nível de instabilidade corporal (dificuldade de equilíbrio), na perspectiva de não cometer nenhum tipo de infração o arremessador realiza a troca dos pés, fazendo uso do pé que estava atrás para se equilibrar e se manter no espaço recomendado.

O lançamento de dardo é uma prova que exige do atleta um alto nível de experiência. É interessante ser iniciado nessa modalidade desde criança, pois além de ser uma faixa etária onde o indivíduo tem mais facilidade em aprender determinado assunto, ele terá a oportunidade de vivenciar cada fase da prova em questão, no momento correto.

Houve a necessidade de ensinar ao participante todo o conteúdo da prova, fazendo o uso de alguns exercícios educativos, visando facilitar o entendimento dos padrões técnicos.

Troca de passada (mudança do padrão de passadas frontais para unilaterais): nesse exercício o indivíduo deverá realizar uma pequena corrida para frente, empunhando o dardo na mão de arremesso, com uma abdução horizontal do ombro. Chegando próximo ao cone, a perna que se encontra no mesmo lado do braço que segura o implemento ficará atrás e totalmente estendida e o braço contrário se projetará a frente do corpo para gerar estabilidade. Nesse sentido, será necessário executar três passadas em posição unilateral com uma pausa em seguida.

Campo minado (aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do passo cruzado): o educativo é realizado efetuando cinco passadas cruzadas por cima dos obstáculos (cones), com rapidez, evitando tocar nos mesmos, para não afetar a progressão da corrida, troca de posição e movimentação corporal, visando assim gerar o impulso final.

Tiro ao alvo (desenvolvimento da técnica de lançamento): o atleta deve executar vários lançamentos utilizando uma bola ou algum outro objeto que seja de fácil empunhadura, pois será lançada com apenas uma das mãos. O objetivo é acertar no alvo determinado o maior número de vezes possível, para assim obter melhora na ação de lançamento e consequentemente desenvolver a força explosiva.

Recuperação do equilíbrio: esse exercício é utilizado na perspectiva de se desenvolver a consciência corporal recuperando o equilíbrio e fortalecer toda a região lombar. Sendo assim o aprendiz realiza alguns saltos com os pés paralelos um ao outro, alternando-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com