TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Esporte

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]São Bernardo do Campo

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

  1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE ........................................05
  2. SER HUMANO E A EXISTÊNCIA EM GRUPOS...................................05
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................07

1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE

        Segundo FERREIRA, SOUZA e SOUZA (2011), no final do século XIX e início do século XX, alguns estudiosos relacionaram o esporte e a psicologia, considerando os efeitos psicológicos sobre as atividades físicas e atividades esportivas. Dentre eles destacou-se Coleman Griffith autor do estudo “Psicologia de Atletas” (1928). Durante a década de 60 este nicho da psicologia teve grande número de contribuições direcionadas à psicologia social dentro de atividades físicas e esportivas, dentre os estudiosos cita-se Crattym Singer e  Antonelli. Neste período criou-se uma instituição que reuniu interessados neste campo da psicologia, a International Society of Sport Psychology (ISSP), a qual passou a publicar o International Journal of Sport Psychology e a realizar reuniões bienais para divulgação dos trabalhos e promoção de troca de informações entre os participantes. Em 1968 foi fundada a North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity (NASPSPA), com direcionamento específico sobre o desenvolvimento, aprendizagem motora e da psicologia do esporte e produção do período Journal of Sport And Exercise Psychology.  Nascia assim o campo da Psicologia do Esporte, ciência próxima das atividades física e de lazer, inserida no estudo da Educação Física e distante da Psicologia, de onde se originou.

2. O SER HUMANO E A EXISTÊNCIA EM GRUPOS

        É natural de nossa sociedade e característica principal o pertencer e o se envolver em grupos. Estabelecem-se diversos tipos de relacionamentos desde o início da vida, exerce-se e sofre-se ações sobre os indivíduos que os circundam, nos grupos nos quais estão inseridos. A partir desta constatação verifica-se que pertencer a determinado grupo direciona a maneira de pensar sobre o próprio indivíduo e sobre o mundo além de influenciar a maneira que o indivíduo enxerga a si mesmo.

        Para Falcão (2010), o grupo é uma reunião de pessoas tendo ou não objetivo em comum, gostar ou ser atraídos de alguma forma pelos integrantes do grupo. Uma característica primordial do grupo é a interação e interdependência entre seus integrantes, para que se atinja o objetivo do grupo, gerando amadurecimento e coesão. Dentro deste contexto, a coesão é entendida como elo que mantém o grupo unido. É importante observar além da união é necessário que se estabeleçam regras de convívio, hierarquias e lideranças. Este conjunto de elementos é necessário para sucesso do grupo. Portanto o grupo possui um efeito modelador na conduta e pensamento dos indivíduos que o compõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com