TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO MARKETING ESPORTIVO PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA MARCA

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Tópico 1 – Identificação do artigo

  • Título: A UTILIZAÇÃO DO MARKETING ESPORTIVO PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA MARCA
  • Autores: Bruna A. dos S. Vieira, Mariana R. Reghine, Rafael R. Salvador, Thabata A. Nascimento
  • Periódico: ISSN: 2177-4951 – Classificação C
  • Ano de Publicação: 2012

Tópico 2 – Objetivo e Metodologia do estudo

  • Objetivo do estudo: “A pesquisa realizada no Clube Atlético Linense buscou analisar se as práticas de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo.”
  • Tipo de Pesquisa: Pesquisa de Campo

Tópico 3 – Principais Resultados do estudo

  •         O artigo teve por finalidade analisar como um clube de futebol de São Paulo, chamado de Clube Atlético Linense, usava o marketing ao seu favor. Foram encontrados diversos meios usados pelo clube para conseguir mais visibilidade e reconhecimento de novas pessoas/torcedores e consequentemente, conseguir mais patrocinadores.

Os meios encontrados foram: Promoção de vendas, publicidade, venda pessoal, relações públicas, internet e mídias interativas, marketing direto, patrocínio e pesquisa de marketing.

  1. Promoção de vendas: Vendas de ingressos antecipada, descontos em produtos vendidos em sua loja oficial, sorteios durante os intervalos da partida, consumidores da loja do clube participam de promoções em datas especiais.
  2. Publicidade: Utilização de redes sociais, como Facebook, Orkut, Youtube, entre outros. Tiveram também muita visibilidade em motivo da participação da Musa do Linense, Denise Bueno, no concurso “Gata do Paulistão”, promovido pela TV GLOBO.
  3. Venda pessoal: Foi identificado apenas em relação ao processo de patrocínio, em que o responsável pelo clube visita as empresas, apresentando as propostas e oferecer parceria.
  4. Relações públicas: Foi relatado que o clube sempre procura manter uma boa imagem relacionada a ele, evitando problemas constantes que possam atrapalhar o crescimento da sua marca.
  5. Internet e mídias interativas: O clube possui um site oficial onde pode ser encontrado a história do time, trazendo informações sobre os jogos, jogadores/comissão técnica e notícias diárias. Além disso, são publicadas fotos de jogos, eventos e detalhes das promoções. O clube possui também a TV Cal, que são gravadas matérias e entrevistas sobre o Linense.
  6. Marketing direto: Não foi encontrado
  7. Patrocínio: O clube utiliza espaços como camisa do time, muros, website oficial, outdoors, entre outros, para divulgar seus patrocinadores. Os principais patrocínios da época eram: Embratel, Proseg, Mariflex, Fsilk, Sabesp, Lupo e Renuka.
  8. Pesquisa de Marketing: Notou-se que o Clube promove quiz em seu site oficial, onde torcedores podem responder questões sobre o clube.

Tópico 4 – Contribuições do estudo

Achei o artigo bem interessante, principalmente pelos exemplos publicados, o que nos faz entender na prática como funcionam a comunicação do marketing, com as pessoas. Além da parte prática, ele traz a teoria de como deve ser a comunicação e os tipos de comunicações abordadas, neste caso, de um clube de futebol.

O estudo está diretamente relacionado ao que é passado nas aulas, sempre utilizando exemplos teóricos e práticos, o que facilita o entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com