TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A modalidade descrita é o Kickboxing.

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 11

 


  1. INTRODUÇÃO

A modalidade descrita é o Kickboxing. Serão abordadas as características desse esporte, as suas modalidades, regras, equipamentos usados, locais e materiais de treino. Pretendemos também abordar sua história, seu surgimento, suas técnicas em geral.

O Kickboxing é derivado do karatê, tendo surgido no Japão entre 1950/1960, sentindo a necessidade de tornar o karatê num esporte de maior contato entre os praticantes. É uma modalidade que possui vários derivados, nomeadamente o semi contact, o light contact, etc.

O Kickboxing é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico, ou até mesmo para emagrecer.

  1. DEFINIÇÃO

Kickboxing é um esporte de combate ativo. É praticado em pé, em que se recorrem às pernas e aos punhos tanto para atacar quanto para se defender. É geralmente praticado para defesa pessoal, emagrecimento, condicionamento físico e como um esporte de contato. Consiste também em um método de luta que visa aumentar as condições físicas do praticante, ajudando-o a eliminar as tensões cotidianas.

É muito similar ao muay thai distinguindo-se nas tradições, nos rituais que antecedem ao inicio do combate, entre outras coisas. Pessoas de ambos os sexos podem treinar e praticar o Kickboxing e alcançar um domínio regular se praticado e orientado por um professor habilitado e conhecedor da verdadeira arte marcial do Kickboxing.

Sua metodologia de combate baseia-se em técnicas de golpes como socos, chutes de canela, joelhadas, cotoveladas, e chutes dos mais variados possíveis proporcionando assim, uma visão abrangente da arte de lutar.  


  1. HISTÓRIA

A história do Kickboxing revela que o esporte surgiu no Japão nas décadas de 60 e 70, tornando-se um esporte oficial na América somente na década de 70. Na década de 60, Osamu Nogushi o promoveu criando assim o termo “Kickboxing”.

Este resultou de encontros de lutas entre os profissionais de modalidades diferentes em que posteriormente houve a difusão de vários estilos de lutas, e desenvolvido posteriormente nos Estados Unidos sofrendo algumas evoluções por volta desses mesmos anos ocasionando-o em um desporto oficial.

 Más, á historia também nos permite ressaltar que os caratecas nos estados unidos estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pés e mãos para que os contatos fossem permitidos, porém, com pouco risco de lesão.

A modalidade competitiva que recebeu o nome de karatê Full contact com o passar do tempo, fez com que esses mesmos atletas começassem a entender que era outra modalidade de luta, que não tinha nada a ver com o karatê de competição, recebeu então o nome de Full contact.

A WAKO (associação mundial de Kickboxing), fundada em 1971, é a maior sigla mundial desse esporte sediada em mais de 90 países ao redor do mundo, possui sede financeira administrativa em Milão (Itália).

Em 1974, foi realizado o 1° campeonato mundial de Kickboxing em Los Angeles (USA).    


  1. MODALIDADES

Dominique Valera, um dos maiores nomes do karatê mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno á Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kickboxing, isto é, chutar boxeando, tornando-o como é hoje, dividido em seis modalidades.

Semi Contact: Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto. A cada golpe que é desferido no combate, é interrompido e os pontos são anotados. Um golpe pode dar de 1 a 3 pontos. Não pode haver golpes abaixo da linha da cintura, no pescoço e nas costas, da mesma forma que também não pode haver rasteira acima do tornozelo. Assim ficam aceitos os golpes na cabeça na zona da face, os lados do rosto, nuca e testa; no tronco na parte da frente e nas partes laterais do tronco; e ao nível dos tornozelos.

O objetivo é o lutador marcar o máximo de pontos utilizando técnicas legais e em velocidade. Nesta categoria a eficácia das técnicas não é importante, pois as características principais do semi contact são as técnicas e a velocidade. Assim, dessa forma, as técnicas devem ser executadas no seu verdadeiro sentido, ou seja, com técnicas leves e controladas e com contato. Em cada ponto válido o árbitro central suspende o combate e ao mesmo tempo os dois juízes indicam a pontuação atribuída.

Full Contact: é praticado somente por maiores de 17 anos. O objetivo é atingir o adversário com toda a potência e força ao ponto de conseguir atingir o K.O. A este não são permitidos pontapés abaixo da linha da cintura. Como no light contact, só se pode atingir a face de frente e de lado e no tronco também de frente e de lado.  Também são permitidos varrimentos. Cada lutador é obrigado a executar um mínimo de 6 pontapés por assalto. Terá de mostrar a intenção clara de atingir o adversário para que estes sejam “contados”.

Nesta modalidade os atletas podem utilizar técnicas de mão de boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e da cabeça.

Light Contact: é um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência. Não é válido nocaute. É igual nas regras e técnicas do Full contact, mas com a diferença de que funciona como o semi contact na parte da contagem de pontos por cada golpe.

Os golpes não são executados no intuito de derrubar o oponente, mas sim, para serem bem desferidos, ou seja, com técnicas e assim serem avaliados. No entanto, não há interrupção após cada técnica efetuada (com sucesso), deste modo, não terá interrupções como ocorre no semi contact e serão atribuídos os pontos no final do combate (ronda). Também não é permitido K.O. Assim como no semi contact.

Low Kick: É um Full contact mais completo no qual é válido o uso de caneladas nas coxas interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima. No combate de low kicks pode-se atacar a parte de baixo, de cima, frontal e lateral da cabeça com golpes de punhos fechados (boxe) e de pernas. É válido golpear somente a parte frontal e lateral do corpo do joelho para cima e o mesmo para a cabeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (95 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com