TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A modalidade descrita é o Kickboxing

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A modalidade descrita é o Kickboxing. Serão abordadas as características desse esporte, as suas modalidades, regras, equipamentos usados, locais e materiais de treino. Pretendemos também abordar sua história, seu surgimento, suas técnicas em geral.

O Kickboxing é derivado do karatê, tendo surgido no Japão entre 1950/1960, sentindo a necessidade de tornar o karatê num esporte de maior contato entre os praticantes. É uma modalidade que possui vários derivados, nomeadamente o semi contact, o light contact, etc.

O Kickboxing é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico, ou até mesmo para emagrecer.

2. DEFINIÇÃO

Kickboxing é um esporte de combate ativo. É praticado em pé, em que se recorrem às pernas e aos punhos tanto para atacar quanto para se defender. É geralmente praticado para defesa pessoal, emagrecimento, condicionamento físico e como um esporte de contato. Consiste também em um método de luta que visa aumentar as condições físicas do praticante, ajudando-o a eliminar as tensões cotidianas.

É muito similar ao muay thai distinguindo-se nas tradições, nos rituais que antecedem ao inicio do combate, entre outras coisas. Pessoas de ambos os sexos podem treinar e praticar o Kickboxing e alcançar um domínio regular se praticado e orientado por um professor habilitado e conhecedor da verdadeira arte marcial do Kickboxing.

Sua metodologia de combate baseia-se em técnicas de golpes como socos, chutes de canela, joelhadas, cotoveladas, e chutes dos mais variados possíveis proporcionando assim, uma visão abrangente da arte de lutar.

3. HISTÓRIA

A história do Kickboxing revela que o esporte surgiu no Japão nas décadas de 60 e 70, tornando-se um esporte oficial na América somente na década de 70. Na década de 60, Osamu Nogushi o promoveu criando assim o termo “Kickboxing”.

Este resultou de encontros de lutas entre os profissionais de modalidades diferentes em que posteriormente houve a difusão de vários estilos de lutas, e desenvolvido posteriormente nos Estados Unidos sofrendo algumas evoluções por volta desses mesmos anos ocasionando-o em um desporto oficial.

Más, á historia também nos permite ressaltar que os caratecas nos estados unidos estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pés e mãos para que os contatos fossem permitidos, porém, com pouco risco de lesão.

A modalidade competitiva que recebeu o nome de karatê Full contact com o passar do tempo, fez com que esses mesmos atletas começassem a entender que era outra modalidade de luta, que não tinha nada a ver com o karatê de competição, recebeu então o nome de Full contact.

A WAKO (associação mundial de Kickboxing), fundada em 1971, é a maior sigla mundial desse esporte sediada em mais de 90 países ao redor do mundo, possui sede financeira administrativa em Milão (Itália).

Em 1974, foi realizado o 1° campeonato mundial de Kickboxing em Los Angeles (USA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com