TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROFUNDAMENTO EM ATIVIDADES AQUÁTICAS

Por:   •  21/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

UNIVERSO - CAMPUS GOIÂNIA

Curso: Educação Física

APROFUNDAMENTO

EM ATIVIDADES AQUÁTICAS

Alunos: Cristiene Fernandes

              Flávia Lelis

              Isadora Caroline

              Rodrigo Ferreira

              Moniele Barreto

Turma: 305_IS

Tema: Hidroginástica para Gestantes

PLANO DE AULA

Objetivos: o objetivo desta aula é propiciar uma aula agradável as gestantes onde elas possam se exercitar e relaxar aliviando tensões e dores, trazendo benefícios para si e para o bebê.

Recursos: será utilizado como material, espaguetes, para serem realizados exercícios de membros superiores e inferiores.

Metodologia:

   * Aquecimento (duração: cerca de 10’)

- Em pé na água, concentração principal na respiração com cinco ciclos de inspiração/expiração.

- Deslocar fazendo movimentos de rotação de pelve para frente e trás. (duração: 2’)

- Andar devagar na água, com movimentos circulares com os braços e prestando bastante atenção na respiração. ( duração: 2’)

- Deslocar com passadas largas, lateralmente. (duração: 2’)

- Deslocar com passadas largas puxando a água com movimentos circulares deixando sempre os ombros imersos. (duração: 2’)

- Correr no lugar, com ombros dentro da água. (duração: 1’)

 O objetivo destes exercícios é aquecer e lubrificar as articulações e musculatura das alunas, bem como incentivar o aumento saudável da frequência cardíaca.

               

   * Parte Principal (duração de aproximadamente 15’)

BLOCO I

Será realizado três séries com 45 segundos de repetições desse bloco de exercícios.

- Flexão de joelhos, ombros na água, braços fazendo flexão/extensão de cotovelos na posição horizontal.

(Flexão de joelho: Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso, sartório, gastocnêmios, grácil e plantar) (Flexão/extensão de cotovelo: bíceps)

- Deslize lateral de pernas realizando abdução e adução.

(Abdução: glúteo médio, tensor da fáscia lata, sartório, reto femoral, glúteo mínimo e máximo). (Adução: adutor magno, longo e curto, grácil, pectíneo)

BLOCO II

Será realizado três séries com 45 segundos de repetições desse bloco de exercícios.

- Exercício unilateral. Um pé no macarrão realizando flexão/extensão de quadril com flexão/extensão de joelho.

(Flexão/extensão de quadril: abdome do transverso)

(Flexão/extensão de joelho: vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio, reto femoral, bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso, sartório, gastocnêmios, grácil e plantar)

- Mãos segurando nas pontas do macarrão, realizando movimento de supinação, (flexão horizontal de ombro, abdução da cintura escapular e extensão de cotovelo).

(Flexão de ombro: peitoral maior, coracobraquial, deltoide-parte clavicular, subescapular e bíceps braquial)

(Abdução da cintura escapular: peitoral menor e serrátil anterior)

(Extensão de cotovelo: tríceps braquial, ancôneo, extensores radial e ulnar do carpo, extensores dos dedos e do dedo mínimo)

BLOCO III

Esse bloco será executado em três séries de 45 segundos cada.

- Mãos segurando nas pontas do espaguete, braços realizando abdução e adução da cintura escapular, no plano horizontal. Pernas deslizando, abdução e adução de pernas.

(Abdução e adução da cintura escapular: peitoral com ênfase na parte cravicular)

(Abdução: glúteo médio, tensor da fáscia lata, sartório, reto femoral, glúteo mínimo e máximo). (Adução: adutor magno, longo e curto, grácil, pectíneo)

BLOCO III

Este bloco será realizado em três séries de 45 segundos.

- Abdominal com espaguete em nó. Em pé, costas apoiadas na parede da piscina, abraça o espaguete e realiza flexão/extensão de tronco.

(Abdominal: reto do abdome, oblíquo interno, oblíquo externo, psoas).

   * Alongamento

- Dedos entrelaçados, alongar os braços lateralmente, a frente, a cima e atrás. (musculatura lateral do tronco; lombar; coluna e braços; peitoral)

- Unilateral, alongar antebraço e bíceps.

- Apoiada na parede, unilateral, flexiona joelho e segura próximo ao glúteo. (quadríceps)

- De frente para borda em pé, unilateral, pisa na parede perna estendida, tentar alcançar na parede mantendo a perna alongada.( posterior de coxa)

- Joga ombros para trás, para frente. (movimentos de relaxamento de ombros.)

- Gira pescoço para um lado, para o outro. ( movimentos de relaxamento do pescoço.)


INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como finalidade melhorar a saúde e o bem-estar físico e mental dos seus praticantes. Não há limites de idade ou de nível de condicionamento físico para aderir esta prática. Como atividade terapêutica é recomendada especialmente para obesos, lesionados, idosos e gestantes.

Fica claro e comprovado que a hidroginástica promove benefícios para gestantes, no condicionamento aeróbico, na parte emocional, na prevenção de dores lombares e cervicais, aumentando a circulação sanguínea nas pernas, mesmo assim prevalece entre muitas mulheres grávidas. A hidroginástica realmente traz benefícios para a gestação. A prática da hidroginástica vem a auxiliar na redução de um dos principais temores da mulher grávida: as fortes dores do parto normal, e que atividade física, no caso desta pesquisa, a hidroginástica, aumenta os níveis de produção de beta-endorfina que é um analgésico natural produzido pelo corpo que causa bem estar (GUNTHER, 1980, DAMIANI, 2005).

Os exercícios localizados realizados na água visam á melhora da resistência muscular e dos tipos de força (isotônica, explosiva e isométrica) (TUBINO, 1996). Para a sua realização, são utilizados exercícios que promovem o aumento da resistência ao movimento na água (DELGADO e DELGADO, 2004).

JUSTIFICATIVA

O Projeto pretende orientar mulheres em processo de gestação, com a necessidade de atender às suas expectativas , que transcendem os aspectos inicialmente físicos. Estas, que normalmente se situam entre condicionamento físico, amamentação e facilitação do parto, são acrescidos, no decorrer da prática por anseios com relação a outras questões não necessariamente gestacionais, como identidade pessoal e a mulher em si - ser social e emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (750.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com