TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  4/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 6

Claretiano – Rede de Educação

BASES FISIOLÓGICAS DO

 MOVIMENTO HUMANO

Aluno: Rafael Aristeu Sampaio Lopes

Professor: Jayanna de Rezende Bachetti

- Atividade Portfólio (6ª semana)

Diamantina

28 de Março de 2016

Introdução

Existem vários fatores, que são de extrema importância no aperfeiçoamento da atividade física , para cada individuo , levando em consideração a frequência cardíaca , a pressão arterial , a energia dentre outros fatores.


1) O que é o ATP e para que serve?

R: Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato, conhecido como ATP é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.

2) Quais sistemas produzem energia para a ressíntese do ATP?

R: Anaeróbia Alática (não tendo ácido lático como produto final), Anaeróbia Lática (ácido lático como produto final); e Aeróbia (reações que dependem de oxigênio)

3) Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de Anaeróbia lática e um de Aeróbia.

R: Anaeróbia Alática: Fazer uma corrida rápida, carregar um objeto em um curto percurso.

Anaeróbia Lática: Subir um lance de escada.

Aeróbia: Pedalar por uma longa distância.

4) Qual o principal nutriente utilizado no repouso para produção de energia para a ressíntese de ATP?

R: O principal nutriente utilizado no repouso para produção de energia para a ressíntese de ATP é o Carboidrato.

 5) Quais os fatores responsáveis pelos componentes lento e rápido de recuperação?

R: O oxigênio de recuperação é o elemento chave no processo de recuperação após o esforço físico. O componente rápido é o principal agente para a restauração dos fosfagênios, enquanto que o componente lento tem as funções de restaurar as reservas de glicogênio assim como também remover o ácido lático da corrente sanguínea e dos músculos. A restauração dos fosfagênios é a mais rápida entre as fontes energéticas. Bastam alguns minutos para sua completa restauração e a mesma não depende da ingestão de alimentos. A restauração completa do glicogênio leva alguns dias para ser efetuada. A quantidade destes dias depende de 2 fatores: o tipo de exercício praticado e a alimentação no período de recuperação. O principal responsável pela remoção do lactato na corrente sanguínea e nos músculos é o oxigênio consumido durante o componente lento de recuperação. Sabe-se também que este lactato é removido mais rapidamente com uma recuperação ativa do que com uma recuperação passiva.

6) Quantos minutos, aproximadamente, são necessários para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio?

R: A plena restauração das reservas de glicogênio após um exercício leva vários dias e depende de dois fatores principais, primeiro o tipo de exercício que foi realizado e a quantidade de CH dietéticos consumidos durante a recuperação.

7) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?

R: - Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais. Aceita-se que em nível de 40% da capacidade de trabalho aeróbio o volume sistólico atinge seu máximo. Isso aplica-se tanto a indivíduos treinados, quanto destreinados, de ambos os sexos.

 - Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg. O exercício físico é recomendado para o aumento da PA nesses casos.

No exercício quanto maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole, porém, com a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício, o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.

8) O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?

R: A fração de ejeção significa que os ventrículos do coração não se contraem adequadamente durante cada batimento cardíaco de modo que o sangue não é bombeado corretamente para fora do coração. A fração de ejeção aumenta quando intensificado os exercícios devido a vasodilatação periférica.

 9) Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados? E em indivíduos treinados?

R: Com o hábito de fazer exercícios, o coração se desenvolve, fica mais forte do que o coração de uma pessoa sedentária. Assim, ele bombeia o sangue com maior eficiência e isso faz com que a sua frequência cardíaca seja menor para movimentar um mesmo fluxo sanguíneo a cada minuto o que é contrário a pessoa sedentária quando a frequência cardíaca é maior para movimentar uma determinada quantidade de fluxo sanguíneo.

10) Segundo o ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardiorrespiratória?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com