TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DISFUNÇÕES ORGÂNICAS

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

NOME DO ALUNO - RA

Anderson Oliveira Alves 189920

Atividade de Portfólio

NOME DO CURSO:  Ed. Física  

NOME DA DISCIPLINA: Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

NOME DO PROFESSOR: Maria Beatriz Ferreira Gurian

                           POLO Feira de Santana
                                         2018

NOME DO ALUNO - RA  

Anderson Oliveira Alves 189920

 Atividade do Portfólio

POLO

2018

  1. O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:

a)Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

Essa inatividade na população infantil devemos desenvolver se movimentar, experimentar jogos lúdicos para que o sistema operacional cognitivo estabeleça as relações entre os organismo, na infância onde o período mais vantajoso para as crianças pois da os traços como será na via adulta em diante, podemos usar isso na educação física escolar. Por isso que nessa fase é fundamental a pratica de atividades físicas que terão ótimos resultados na vida adulta com uma ótima qualidade de vida. Evitando assim riscos de obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Na idade adulta e a idosa, a atividade física continua sendo importante para o fortalecimento muscular, diminui o stress , risco de ter alguma doença ocupacional, também diminui consideravelmente, a falta dessa pratica resulta em graves doenças, e as patologias que podem ocasionar a morte do individuo. Com isso podemos analisar que não podemos ficar parados pois geral muitas doenças, esse efeito de inatividade, faz mal para o corpo.

b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

O papel do educador físico para promover a saúde é fundamental, com isso podemos avaliar fisicamente e organizar a atividade física. Ajudando ao individuo não ter lesões, corrigindo alguns problemas posturais, pois nem todos os exercícios podem ser feitos por todos os indivíduos, podendo melhorar as praticas e em uma alimentação saudável em prol de uma vida saudável. De acordo com Gaulano (2011) o profissional de Educação Física é responsável pelo tratamento secundário e terciário de doenças crônicas, se aprofundando em seus sintomas e quadro clínicos,

O  maior desafio é vem por conta do conselho de Educação Física, começar a impedir pessoas sem o cref, pois contém indivíduos que se dizem professores dando aula pelo Brasil todo, sendo youtubers ou blogueiros, fazendo com o profissional de Educação Física sejam desvalorizados, pois esses não tem o conhecimento básico para repassar aos alunos que estão sendo orientados na pratica de atividades físicas. Como o maior ponto a ser abordado é as políticas públicas que não investem em práticas esportivas e promoção a saúde em um modo geral.

  1. Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

As intervenções que possam intervir nas causas de doenças crônicas, ocupacionais, com isso dar o suporte e treinamentos as empresas e funcionários para que eles possam se relacionar com o meio e vistorias de matérias utilizados. O que o ministério procura desenvolver é as noções básicas a população ter hábitos saudáveis em todas as esferas, para que os riscos doenças, lesões e até com que as mortes diminuam com a qualidade de vida sendo melhor desenvolvida pelo Ministério da Saúde, com esses avanços em todas as áreas a atividade física e o que se diz respeito sobre saúde e seus cuidado vem melhorando e se modernizando com o passar dos ano em prol a saúde, com a qualidade de vida se envolve um amplo aspecto de bem estar não só físico, mais espiritual, mental entre os hábitos de se relacionar com o meio e além disso o tratamento em que se diz a conforto de moradia, saneamento básicos, no modo de aumentar a qualidade de vida.

As intervenções do ministério sobre a saúde no modo geral é as melhorias nas políticas públicas de condições de vida e de trabalho, educação, saneamentos e serviços de saúde, o ministérios tem o foco de intervir em condições socioeconômicas.

 3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (313.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com