TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E O ATLETISMO COMO ESPORTE-BASE ESPORTE NA INFÂNCIA

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Fundamentos do Movimento Humano; Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Metodologia do Ensino do Ginástica; Metodologia do Ensino do Atletismo

PROFESSORES: Luana Cristine Franzini de Conti; Lúcio Flávio Soares Caldeira; Alessandra Beggiato Porto; Eloise Werle de Almeida.

                                                                                          GRUPO

                                                             Debora de Carvalho Mohamed

                                                              Nome

AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E O ATLETISMO COMO ESPORTE-BASE

ESPORTE NA INFÂNCIA

                                                                                        Tutor EaD: Rodrigo Santos

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA 1....................................................

2.2RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA 2....................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

Após concluir o seu trabalho, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Apague essas informações após finalizar a edição do arquivo.

1 INTRODUÇÃO

A educação fisica como disciplina se trata da culura corporal envolvendo o esporte e etc. A educação fisica além de contribuir no desenvolvimento da compreensão, explicação e atuação por parte dos alunos na vida social para serem inseridos de forma criativa, autonoma e crítica.

O tema de contribuição que a inclusão do atletismo na grade curricular escolar e diferenciada com as demais disciplinas pedagogicas, entretanto a diferença esta em como é feito o objeto de estudo, local e espaço onde pode acontecer e a sua metodologia. A preocupação que acopanha esta disciplina e o maior cuidado em se manter o significado de movimento humano.  O atletismo deve se tratar de uma atividade  essencial ao ser humano onde repete os movimentos naturais  essencial ao ser humano onde repete os movimentos naturais do homem, devendo ser desempenhada nos limites de cada um.

A principal caracteristica do atletismo esta ligado ao desenvolvimento motores básicos, sabendo da importância ao se trabalhar no curriculo escolar e seus benefícios físicos e psicológicos.

O atletismo deveria ser um conteudo mais abordado dentro da área de educação física escolar, entretanto este é muita das vezes esquecido pelos professores, onde a maioria alegam vários empecilhos para se realizar a modalidade esportiva no ambiente escolar, entre os empecilhos estão a falta de espaço físico, falta de material adequado e o desconhecimento ou até mesmo o desinteresse dos alunos para o esporte.

O atletismo procura desenvolver um trabalho onde envolva a coletividade desenvolvendo atividades ludicas e a recreação, despertando o gosto pelo atletismo e incluindo em nosso meio escolar, dando embasamento na formação do ser humano e o mais importânte que é no condicionamento fdísico e mental de cada um.

  1. DESENVOLVIMENTO

Coloca aqui a história do atletismo

        

2.1 RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA 1

TEMA: As Habilidades Motoras Fundamentais e o Atletismo como esporte-base.

O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de grande importância, pois as capacidades e as habilidades motoras servem como de auxilio e base para o aprimoramento de movimentos que podem ser utilizados em várias modalidades esportivas. A prática do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância para a formação de crianças e jovens, esta modalidades pode proporcionar experiencias fundamentais para o desenvolvimento motor.

        O atletismo na escola deve ser caracterizado inicialmente como um pré-atletismo, onde através de atividades que contemplem os gestos motores básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar possa caracterizar esta fase inicial de inclusão do atletismo no ambiente escolar (Oliveira;SANTOS, 2008).

        Podemos destacar que o atletismo, estabelece uma relação muito estreita entre a disciplina e o comportamento do aluno. É importante ver a influência positiva do esporte na socialização, na questão do preconceito racial e de todo o combate a discriminação na escola e na sociedade.

        O educador deve ser uma das formas mais simples, ou seja, uma forma de preparar a destreza esportiva pertinente, sendo fácil de aprender e de executar a modalidade. Os primeiros exercícios devem ser focados em um movimento inicial com processo de ensinar, acrescentando aos poucos os gestos preparatórios e finais.

        O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, que se apresenta no comportamento motor do individuo. Este processo de desenvolvimento e alterações motoras ocorre durante todo o ciclo da vida do ser humano, e é mais acentuado nos primeiros anos de vida do individuo. Estas alterações motoras ocorrem conforme a interações entre as necessidades do individuo, as condições do ambiente em que este esta ou será inserido e as tarefas a serem executadas (Gallahue;Ozmur, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (788.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com