TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E O ATLETISMO COMO ESPORTE-BASE

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 11

EDUCAÇÃO FÍSICA - LINCENCIATURA

DIEGO NONATO CARVALHO DA SILVA

NILTON MURILO DE ARAÚJO SILVA

WALMON CORREIA DE ASSUNÇÃO

AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E O ATLETISMO COMO ESPORTE-BASE.

Bayeux

2021

DIEGO NONATO CARVALHO DA SILVA

NILTON MURILO DE ARAÚJO SILVA

WALMON CORREIA DE ASSUNÇÃO

AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E O ATLETISMO COMO ESPORTE-BASE.

Trabalho apresentado ao Curso Ed. Fisica-Lincenciatura para a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano Fundamentos do Movimento Humano, Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança, Metodologia do Ensino do Ginástica, Metodologia do Ensino do Atletismo

Prof. Luana Cristine Franzini de Conti, Lúcio Flávio Soares Caldeira, Alessandra Beggiato Porto, Eloise Werle de Almeida, Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura

Bayeux

2021

                                                     SUMARIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4 

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................5 

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12  

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................13  

INTRODUÇÃO

No Contexto geral o esporte recebe hoje grande popularização quando relacionado à saúde e bem-estar. A sociedade de forma global tornou algo grandioso e de interesse coletivo, dessa forma por estar relacionado a área da saúde, muitos acreditam que o esporte se apresenta com a finalidade de preparar a criança para ser um atleta que possa ser capaz de lidar com inúmeras questões inclusive as emocionais pelo simples fato de realizar uma atividade esportiva.

Psicomotricidade; fundamentos da iniciação esportiva; homem cultura e sociedade; metodologia cientifica e metodologia do ensino do voleibol.

O trabalho busca a compreensão e conhecimento dos estágios de aprendizagem motora relacionados a iniciação esportiva e ao voleibol, descrição de determinadas capacidades e habilidades motoras do voleibol e reflexão dobre o esporte, a mídia e sua relação com a educação física.

DESENVOLVIMENTO

Não é de hoje que vemos e sabemos da força que a mídia possui, e isso fica mais evidenciado quando por meio de toda essa força ela passa a incluir nas pessoas uma ideia ou até mesmo um ponto de vista já formado sobre determinado assunto.  

        Quando fazemos referência à mídia estamos na verdade nos referindo a todas as suas formas de veiculação. A mídia passou a designar, depois da invenção da imprensa, do rádio e da televisão, o conjunto de meios de comunicação social. Mas hoje já se faz necessário qualificá-la e separá-la em mídia impressa (jornais, revistas, catálogos, folhetos), mídia eletrônica (rádio, televisão) e mídia digital (internet, televisão digital, blogues etc.). Nos últimos séculos, essa possibilidade de contato com o outro não está mais só no estado interpessoal e sim no modo preponderante, realizada através das mídias. As mídias têm um enorme poder de persuadir e convencer as pessoas no que diz respeito a determinadas escolhas.

Portanto, essa capacidade de ter aceso aos meios de comunicação, não é apenas pela simples informação, mas de ter acesso aos meios de comunicação utilizando eles para se comunicar, o que nos dias de hoje é algo essencial.

Adorno e Horkheimer, foram os primeiros pensadores e influentes a realizar análises mais sistemáticas sobre o tema, concluíram que os meios de comunicação em larga escala moldavam e direcionavam as opiniões de seus receptores. Segundo eles, o rádio torna tordos os ouvintes iguais ao sujeita-los, de forma autoritária, aos idênticos programas das várias estações.

As mensagens transmitidas pelos grandes veículos de comunicação não são recebidas automaticamente e nem da mesma maneira por todos os indivíduos. Na maioria das vezes, o discurso midiático perde seu significado original na controversa relação emissor/receptor. Cada indivíduo está envolto em uma “bolha ideológica”, consequência da maneira própria de interpretar e agir.  

Todos nós, ao entrarmos em contato com o mundo exterior, construímos representações sobre a realidade, cada um de nós formamos juízos de valor a respeito da mensagem passada, seus personagens, dos acontecimentos, de seus fenômenos e em consequência passamos a acreditar que esse julgamento correspondem a “verdade”.

O termo Mídia deriva do inglês media, radicado no latim media, plural médium, meio. No brasil usamos comumente a palavra mídia, derivada da pronuncia inglesa, ainda que alguns prefiram a forma latina da palavra média, a qual também é usada preferencialmente, por exemplo, em Portugal (PILATTI e VLASTUIN, 2008).

Seu significado deriva do processo de comunicação, que por sua vez é viabilizado pelos diversos meios de comunicação que, quer sejam eles escrito, televisivo ou falado, deve conter três elementos principais desse processo, que são eles:

                O primeiro elemento é o emissor, que é a pessoa que pretende comunicar/enviar uma mensagem e pode ser chamada de fonte ou origem (um anunciante de algum produto ou serviço esportivo qualquer, por exemplo).

                O segundo elemento é a mensagem, que é a ideia que o emissor desejar comunicar/enviar (as qualidades e benefícios de seu produto ou serviço).

O terceiro elemento é o receptor, nessa etapa a mensagem é recebida pelo público alvo/consumidores, essa é a etapa final da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com