TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA E SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO EM IDOSOS SEDENTÁRIOS

Por:   •  13/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

Irajan Marques da Silva RA 8041526

Educação Física Bacharelado

Neuroanatomia

Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

 

Barreiras 2018

Atividade física e seu poder de transformação em idosos sedentários.

                                                                                                                 Irajan Marques

Barreiras 2018

Tema:

  • Atividade física, uma necessidade e dificuldade encontrada por idosos sedentários na cidade de barreiras

Objetivos:

  • Descobrir as maiores dificuldades encontrada por idosos para uma pratica de atividade física.
  • Mostrar os benefícios da atividade física para idosos.
  • Identificar na pratica os resultados de uma vida ativa para homens e mulheres sedentários.

Metodologia

        O presente projeto está sendo realizado na cidade de Barreiras na Bahia, por um grupo pequeno de idosas professoras, são pessoas que ao longo do tempo vem enfrentado dificuldade de se manter ativa por conta da rotina de sala de aula e as tarefas domesticas, esse grupo é privado e as mesmas mantem o projeto funcionado e seus custos são divididos entre as participantes, que são 12 no total.

        Muitas delas se sentem incapaz de executar algumas atividades diárias e rotineiras, atividades que chamamos de atividades funcionais. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define incapacidade funcional como a dificuldade, devido a uma deficiência, para realizar atividades típicas.

        A avaliação da capacidade funcional vem se tornando um instrumento particularmente útil para avaliar o estado de saúde dos idosos, porque muitos têm várias doenças simultaneamente, que variam em severidade e provocam diferentes impactos na vida cotidiana. A Organização Mundial da Saúde definiu incapacidade funcional como a dificuldade, devido a uma deficiência, para realizar atividades típicas e pessoalmente desejadas na sociedade4. Freqüentemente, é avaliada através de declaração indicativa de dificuldade, ou de necessidade de ajuda, em tarefas básicas de cuidados pessoais e em tarefas mais complexas, necessárias para viver independente na comunidade. As medidas de mobilidade fazem parte, também, da avaliação do declínio funcional, e têm provado serem valiosas no estudo da relação do status funcional com características demográficas, condições crônicas e comportamentos relacionados à saúde5.(Parahyba e Simões,2003,s/p).

Segundo a OMS, essas dificuldades de executar tais atividade, faz parte de um processo, as tarefas básicas do dia a dia, quando uma pessoa é sedentária, ela tem mais dificuldades pois ela perde forca muscular ao longo do tempo e também apresenta uma fragilidade óssea, que acaba afetando diretamente na questão motora do idoso, impedindo de realizar suas atividades.

        No projeto observado durante o estudo, pode se observar que no início das aulas as atividades eram bem mais leves e ainda sim os idosos apresentavam dificuldade, o professor em questão, afirmou que todos eles não conseguiam fazer nem metade dos exercícios, mas, agora depois de 3 meses ele já ver resultados dos alunos e entre outros ganhos, eles não reclamam mais de dores ou de limitações físicas.

        Padoin et al, afirma que os idosos apresentam uma instabilidade postural, que ocorre devido as alterações do sistema, sensorial e motor, assim podemos ver que o sedentarismo só agrava ainda mais a situação do idoso.

Dentre as perdas apresentadas pelo idoso salienta-se a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas1(padoin et al,2010,s/p)

Todo o cuidado é pouco, mas depois de um período nas aulas, os alunos já tinham resultados positivos em relação a situação anterior, a autonomia já era visível entre eles, com exercício de força, velocidade e de resistência muscular, todos no nível aceitável para a realização do idosos, eles já não reclamavam de dores nem de indisposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com