TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO FÍSICA TESTE E VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS .

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

JANILTON GOMES, RICARDO TRAJANO, DIEGO TADEU, LUIZ CARLOS, HÉRICA KAROLLINY, GIOVANDRA SILVA, ANTONIO CARLOS, RENATA KELLY, LEANDRO CLEMENTINO.

AVALIAÇÃO FÍSICA TESTE E VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS

CAMPINA GRANDE, 2017

JANILTON GOMES, RICARDO TRAJANO, DIEGO TADEU, LUIZ CARLOS, HÉRICA KAROLLINY, GIOVANDRA SILVA, ANTONIO CARLOS, RENATA KELLY, LEANDRO CLEMENTINO.

AVALIAÇÃO FÍSICA TESTE E VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS

Trabalho apresentado para a disciplina de Fisiologia do Exercício com obtenção da nota da I unidade semestral.

Prof.ª Andrei

CAMPINA GRANDE, 2017

INTRODUÇÃO

É consenso entre os profissionais ligados a atividade física que uma avaliação física é imprescindível para o alcance pleno dos objetivos de um programa de treinamento. Mas antes dessa afirmação deve-se ter a consciência do que significa avaliação física, que é por definição a interpretação subjetiva, quantitativa ou qualitativa de uma ou mais variáveis de interesse. (TRITSCHLER, 2003). Segundo Pires (2010) através de uma avaliação física criteriosa é possível desenvolver um programa de treinamento eficiente que leve em consideração as individualidades. Isso por que a avaliação pode esclarecer características individuais, e assim fornecer dados que evitem que o programa não atinja os resultados desejados ou ainda tragam danos ao indivíduo.  

Para que sejam efetivos no seu propósito, de propiciar uma base de dados que permita identificar as individualidades dos participantes de um programa de treinamento é de suma importância que não sejam analisados apenas dados referentes a parâmetros antropométricos (peso, altura, circunferências, dobras cutâneas etc.). Ou seja, é preciso o conhecimento de parâmetros funcionais para que se saiba o que deve ser melhorado, bem como o que o indivíduo é capaz de fazer (PIRES, 2010). Deste modo, embora a antropometria seja por si só insuficiente para o desenvolvimento de um programa de treinamento, ela fornece dados importantes para tal. A avaliação antropométrica dá informações valiosas sobre desenvolvimento e maturação do indivíduo, quantidades de água e gordura, estado nutricional, possíveis riscos de doenças etc. Portanto as medidas antropométricas mais usadas são:

  • Massa corporal total
  • Estatura
  • Índice de massa corporal (IMC)
  • Perímetros
  • Dobras cutâneas

Somando os testes funcionais ao processo de avaliação é possível obter uma totalidade de dados que viabiliza uma análise fiel das capacidades e individualidades dos participantes do programa. Os testes devem buscar informações que permitam avaliar o individuo quanto as seguintes capacidades:

  • Potência anaeróbica
  • Capacidade anaeróbica
  • Força muscular
  • Velocidade motora
  • Agilidade
  • Flexibilidade
  • Potência aeróbica
  • Capacidade aeróbica

POTÊNCIA ANAERÓBICA

A potência anaeróbia está relacionada ao sistema energético de maior potência e menor capacidade do sistema musculoesquelético, uma vez que ele predomina na produção de energia em atividades que duram em torno de 10 segundos, executadas em altas intensidades.

Os saltos são utilizados classicamente como forma de investigação da potência anaeróbia ou força explosiva dos membros inferiores, a seguir serão citados alguns exemplos: Salto Vertical, e um salto com Pés unidos a fazer uma semi-flexão do quadril e do joelho, gerando o impulso e procurando alcançar o ponto mais alto; salto contra-movimento, esse ocorre nas mesmas condições descritas acima, a diferença é que o avaliado deve partir com o corpo em posição ereta e executar o contra-movimento antes da execução; Salto contra-movimento com o auxílio dos braços, esse é realizado nas mesmas condições descritas acima, nesse salto o avaliado novamente deve partir com o corpo em posição ereta e executar o contra-movimento antes do salto nas descidas e subidas usando os braços para auxiliar nas subidas de forma a maximizar os impulsos do salto; o horizontal, esse o avaliado executará o salto no plano horizontal, usando uma fita métrica para facilitar a marcação da distância atingida. Portanto, pode-se realizar também o Arremesso do Medicinebol, Esse teste visa medir a força explosiva dos membros superiores.

CAPACIDADE ANAERÓBICA

A capacidade anaeróbia esta relacionada ao sistema energético intermediário, tanto em termo de potência quanto da capacidade do sistema musculoesquelético na produção de energia (ATP), uma vez que predomina em atividades que duram mais do que 10 segundos, executadas também em altas intensidades. As reações que integram a capacidade anaeróbia, denominadas metabolismo anaeróbio lático, constituem a via glicolítica lática.

Para investigar a capacidade anaeróbia, diversos testes têm sido citados na literatura. A seguir, algumas possibilidades de avaliação considerando testes que tomam o atletismo como modelo-base, mas que podem ser adaptadas às demais modalidades. Sendo assim, observa-se que uma das principais variáveis tomadas a partir da avaliação da capacidade anaeróbia é o índice de fadiga (IF) que reflete a capacidade do avaliado de sustentar uma elevada produção de energia por meio do metabolismo anaeróbio lático. O Teste de Running-based anaerobc sprint test (RAST), Esse teste é realizado por meio de 6 tiros máximos de 35 metros, com 10 segundos de pausa passiva entre cada tiro subsequente será realizado na marca final do tiro anterior, sendo 3 tiros em um sentido (ida) e os outros 3 no outro sentido (volta). O desempenho em cada tiro devera ser cronometrado, onde os tempos cronometrados permitirão avaliar a capacidade anaeróbia dos indivíduos por meio dos cálculos de potencia media e dos índices de fadiga.

Há outro tipo, que é o Teste de 40 segundos, Nesse teste, o individuo avaliado deverá percorrer a maior distância possível no tempo de 40 segundos, podendo ser utilizado o espaço linear de uma pista de atletismo ou de um campo de futebol para a sua execução. Ao completar os 40 segundos correndo com a velocidade máxima, o avaliador deverá observar o avaliado com relação ao exato local onde ele estava para poder marcar a distância total percorrida em metros. A pista pode ser demarcada de 50 em 50 metros para facilitar a mensuração.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com