TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agressividade no Esporte na Educação Física

Por:   •  3/9/2015  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos Psicológicos da Educação Física no Ensino

Tema: Agressividade no esporte

        

                 

        A agressividade no esporte deve ser estuda, não só por sim mas por um conjunto de fatores, entre eles;

  • O valor do esporte para o individuo
  • A Personalidade Atlética do esportista
  • Influencias dos fatores externos sobre o jogo

O pessoa na adolescência   esta passando por diversas mudanças,   físicas e psíquicas , e com  isso desperta acarreta alguns problemas dentre ele a agressividade , esta vinda muitas vezes da educação recebida , ou até mesmo pelo ser ter sido uma criança repreendida. , por isso os pais devem ter uma atenção especial para os filhos nesta faze não apenas vendo-os como problemas mas sim saber ter um bom diálogo, para que o adolescente não chegue aos pontos extremos. Na educação física podemos perceber esse  comportamentos dos adolescentes , no não cumprimento de regras, na vontade de  derrubar um adversário  mais forte , entre outras. Essa faze é marcada  por uma grande revolução do ser de muitas mudanças e decisões, e isto  pode acarretar na agressividade.

A agressividade do adolescente  é encontrada  nas escolinhas de esportes, onde muitos não conseguindo se segurar , sempre arrumam brigas, discussões e agressões verbais, muita vezes este comportamento prejudica o atleta não apenas na sua vida social, mas também na sua futura carreira esportiva.

No esporte o que também pode acarretar a agressividade do jovem atleta é a maneira que seu técnicos e seus pais o tratam, o esporte  como iniciação não deve ser tratado como de alto rendimento e nem sempre isso acontece, o jovem passar por um stress alto e muitas cobranças podendo assim gerar a agressividade do mesmo.

A agressividade na adolescência  não é apenas um problema  a ser discutido, mas também para ser estudado a fundo, para que  consiga se mapear todos os problemas que geram a  agressividade no jovem, no esporte,  podemos ver que os pais e técnicos estão como grandes influencias , mas também não podemos esquecer de  influências vindas do meio social, a violência esta ai cada vez mais chamando nossa atenção,  a televisão já não tem uma programação educativa, os brinquedos muitas vezes impulsiona a agressividade, os ídolos também entram nessa, pois um garoto ao ver seu grande ídolo brigando no campo , ele achara que  poderá agir da mesma forma.

Cabe aos técnicos /educadores físicos , juntamente com os pais , saberem  conversar com os jovens e mostrar que a agressividade não os levará a nada, pelo ao contrario a agressividade no esporte pode acabar com uma futura carreira.

Outra preocupação eminente é  o aperfeiçoamento e a especialização precoce, o educa dor físico deve saber tratar com esses fatores para não gerar um stress  no jovem atleta e assim  levando- o a se tornar agressivo.

Dentre todos os aspectos apresentados no texto, concluo que a questão da agressividade  no esporte   deve ser muito bem  estudada e também deve gerar muito cuidado aos educadores e aos pais, pois  conforme a pesquisa eles  foram os maiores incentivadores da agressividade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com