TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Reflexivas

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 2

A) Quais pontos você observaria ao adentrar em uma instituição escolar? Indique itens relacionados à estrutura pedagógica geral e específica à Educação Física. Comente sobre os itens que você encontrou e quais itens você esperaria encontrar.

Para o educador físico, os espaços esportivos são muito importantes; ao adentrar em uma instituição escolar observamos vários fatores como: Se existe no local uma quadra poliesportiva (coberta ou não). Se há uma área que atenda as diferentes faixas etárias, com espaços que garanta a segurança dos alunos na hora de praticar esportes. Outro ponto importante pensando na estrutura física é assegurar que o aluno com algum tipo de deficiência terá acesso as quadras/ ginásios, pistas de atletismos e os demais, com total proteção.

b) Descreva o que você perguntaria aos responsáveis pela gestão escolar (direção ou coordenação pedagógica)? Qual seria a resposta esperada?

Qual o planejamento de ensino que melhor se aplica à realidade da escola e o método utilizado que avalia a aprendizagem, mostrando como está a atuação do professor e aluno? Qual processo a escola promove em relação a inclusão de alunos especiais com os demais alunos?

Esperaria que o planejamento fosse feito de maneira pensada na realidade da escola e dos alunos e não de uma forma geral. E que a inclusão fosse feita através de projetos que incentivassem o trabalho em equipe para melhor conhecer e aceitar as diferenças do outro.

c) Ao professor de Educação Física o que perguntaria? Qual seria a resposta esperada?

Quais métodos utiliza para montar seus planos de aulas e avaliações? Espero entender como me preparar para as aulas. Desta forma vou chegar à sala de aula com toda bagagem necessária para entender melhor o conteúdo.

d) Relativo ao planejamento pedagógico o que seria importante questionar (como projeto pedagógico, plano curricular, plano de ensino e planos de aulas)?

1-Projeto Pedagógico: É uma ferramenta de planejamento e avaliação fundamental para definir a identidade da escola e os caminhos que ela irá percorrer para fornecer um ensino de qualidade. Faz parte de uma gestão escolar, democrática, e deve ser elaborado para todos, gestores, professores, funcionários, alunos e familiares.

2-Plano Curricular: É tudo que se refere a vida escolar do aluno no ambiente escolar ou fora dele. Vai muito além do que o professor ensina em sala de aula, são conhecimentos que ultrapassa os muros escolares.

3- Plano de Ensino: É um roteiro organizado e detalhado do que será trabalhado durante o ano ou semestre pelo professor.

Plano de aula: É um documento no qual o professor irá registrar tudo que for trabalhado em sala de aula; assim como o objetivo da atividade, a metodologia utilizada e como ocorrerá a avaliação final.

Referências Bibliográficas:

https://blog.pitagoras.com.br/projeto-pedagogico/

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/bom-jesus/guia-dos-pais/noticia/o-que-e-importante-na-estrutura-fisica-da-escola.ghtml

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/plano-curricular/37533

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com