TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Disfunções Orgânicas

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GABRIEL TOMIO ARANTES

RA 8121178

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE PORTIFÓLIO

[pic 2]

[pic 3]

Centro Universitário Claretiano

CURITIBA / PR

2020

Disciplina: Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

Tarefa: Atividade Portifólio – Ciclo 2.

Nome: Gabriel Tomio Arantes

RA: 8121178

Turma: DGEFB2002CRTA4S

Parecer do Tutor:


Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:

1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:


a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

R= A inatividade física para a população infantil, é apontada como o motivo principal pelo crescimento da obesidade nessa faixa etária. Além disso, o sedentarismo é um agravante quando o assunto é a saúde das crianças e adolescentes, pois através dele, são causadas doenças osteoarticulares, renais, neuromusculares, cardiovasculares e endocrinológicas.

Já em adultos, o nível de pessoas sedentárias é alto, cerca de 70% da população dessa faixa etária não praticam atividades físicas em níveis sugeridos para ter uma vida considerada saudável. Consequentemente, o indivíduo que está nessa estatística acaba contraindo diversos tipos de doenças que poderiam ser evitadas com a realização de atividades periódicas.

Na população idosa, a inatividade física pode causar obesidade, debilidade física, dislipidemia, demência, ansiedade, depressão e inclusive a própria morte.


b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

R= O educador físico através de suas aulas, têm um papel muito importante de divulgar e promover a atividade e o exercício físico na vida da população, como uma alternativa para o uso de medicamentos e tratamentos, modelando os hábitos de seu público levando-os a uma vida ativa e saudável. Os desafios para que isso aconteça, variam muito dependendo do ambiente onde ele vai trabalhar, pois cada realidade corresponde a diferentes tipos de hábitos, e sendo assim, podemos nos deparar com uma população com mais ou menos recursos como tecnologia, alimentação entre outros.


2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

R= Podemos definir que as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de combater o sedentarismo, têm um papel duplo, pois além de tentar conscientizar a população a ter uma vida saudável através de uma reeducação de seus hábitos, por consequência a sobrecarga do sistema de saúde público diminui, pois com uma população saudável, o índice de doenças causadas pela inatividade cai. Esse processo de combate a inatividade física não é só compreendido como a pratica de atividades físicas em si, mas também uma boa alimentação, assistência psicóloga e mais opções de lazer.


3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:


a) O que você entendeu por estudo transversal?

R= Estudo transversal é aquele que têm como o proposito aferir uma ocorrência de um fato na área da saúde, analisando grupos variados (sexo, idade...) por um período de tempo estabelecido, e ao final desse processo, chegar a um objetivo que estipula características quanto as ações que ocorreram devido aos resultados obtidos.


b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde
relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física?

R= O papel do Educador Físico em uma UBS, é de instruir e estimular uma mudança no comportamento psicossocial da comunidade onde ele ira trabalhar, salientando a importância da atividade física quando se trata de cuidar da saúde, pois através dela podemos prevenir e até tratar de doenças decorrentes da hipertensão e sedentarismo, pois a atividade física se equivale ao uso de medicamentos para redução da pressão arterial.


4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.

R= No brasil, os estudos recentes mostram que mais da metade da população não realiza a pratica de atividades físicas na quantidade recomendadas para se ter uma vida saudável. Esse habito se inicia desde a infância, pois em virtude ao avanço das tecnologias, muitas das vezes as crianças substituem atividades físicas por aparelhos tecnológicos. Diante disso, o ideal seria já iniciar um trabalho desde a primeira fase da vida (tanto com as crianças quanto com a conscientização dos pais), pois através de estímulos, a criança vai crescer e se desenvolver com hábitos saudáveis, e quando chegarem a fase adulta haverá uma menor probabilidade de contrair doenças causadas pela inatividade.


5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exercícios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Além disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades específicas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exercícios físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas. Poste suas considerações no Portfólio.

R=

1º Treino.

Frequência dos treinos – 3x semanais.

Tempo de treino: de 20 a 45 minutos.

Objetivo do treino: Condicionamento Físico e Adaptação.

Treino: Pedaladas, esteiras ou caminhadas leves para que não ocorra impacto nas articulações.

2º Treino.

Frequência: 2x semanais;

Tempo: 20 a 45 minutos.

Objetivo: Fortalecimento dos músculos inferiores e superiores, perca de gordura localizada.

Treino: Exercícios específicos para trabalhar de modo mais localizados, onde podem ter o auxilio de aparelhos e objetos disponíveis como halteres, elásticos, entre outros.  

3º Treino

Frequência dos Treinos – 5x semanais.

Tempo: de 10 a 15 minutos (antecedendo os treinos)

Objetivo: Através de exercícios com pouco impacto, buscar a flexibilização e o alongamento corporal.

Referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com