TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Disfunções Orgânicas

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Eliel mota silva

8130284

Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

 Portfólio Ciclo II

[pic 2]

        

MAUÁ-SP

2021

Descrição da atividade

Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:  

1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico.

 Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:

a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

O efeito da inatividade física leva as crianças, adultos e idosos ao sedentarismo, que traz diversos problemas, para as crianças, traz a predisposição para desenvolver doenças no futuro, para os adultos traz o risco de contrair as doenças e também a predisposição, e nos idosos o risco de se desenvolver alguma doença relacionada ao sedentarismo aumenta exponencialmente.

b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

Cabe ao educador físico incentivar a população a praticar alguma atividade física, seja através de atividades voluntarias ou de atividades econômicas, como a abertura de academias próximo as pessoas. O maior desafio é justamente atrair as pessoas.

2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades.

 São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.)

Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

O sedentarismo é um dos problemas que agravam a sociedade, e o uso da tecnologia tem favorecido para o crescimento do mesmo. Desta forma, o governo criou uma série de programas com o intuito de combater o sedentarismo, e consequentemente, reduzem os riscos de obesidade e permitem que a população tenha uma qualidade de vida melhor. Esses programas são citados por Malta, como por exemplo, Academia da Cidade de Belo Horizonte e de Aracaju-SE, que são administradas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Sergipe, respectivamente. Além desses, os programas Academia da Cidade do Recife e CuritibAtiva.

 3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por  SIQUEIRA  et altividade Física e Saúde    (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:

 a)  O que você entendeu por estudo transversal?  

Podemos analisar os temas transversais como aqueles baseados em informações úteis cotidianas aos alunos, como questões éticas, coletivas, pluralidade cultural, ou seja, aqueles que unem conteúdos de diferentes disciplinas e auxiliam na formação dos alunos.

b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física?

Quanto ao educador físico na unidade básica de saúde, é importante que ele alie as atividades físicas as formas de manutenção da saúde de todos os alunos, não apenas focando em exercícios de explosão, pois é necessário avaliar cada caso, mantendo os rendimentos os auxiliando quanto a frequência cardiovascular, resistência, alongamentos, enfim, é importante aliar essas duas esferas para uma vida mais saudável.

4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.  

 Tais estudos tem grande importância, pois estes mostram como reage a situações especificas de interesse do estudo, com isso se obtém resultados cientifico que dão um certo padrão fisiológico do ser humano.  Com isso é possível facilitar o diagnóstico, fazer restrições a determinadas atividades em certas patologias, além demonstrar a atividade celular em algumas patologias, o que auxilia na escolha de um tratamento terapêutico.

5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exercícios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Além disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades específicas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exercícios físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas.  Poste suas considerações no Portfólio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (119.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com