TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Modalidades Olímpicas

Por:   •  29/8/2021  •  Dissertação  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Modalidades Olímpicas

Durante milênios, agregaram-se novos tipos de desportos nos Jogos Olímpicos, chegando hoje ao número de 42 modalidades, derivadas de 33 esportes diferentes. Para a realização de todas 306 provas na edição do Rio 2016, são necessários 19 dias.

Dentre as pioneiras está o Atletismo, com provas de velocidade, meio-fundo e fundo, que variam de 100 a 5 mil metros, contendo também corrida de obstáculos. Pouco, se comparado com a maratona, que equivale a 42,195km e a Marcha Atlética, que diferencia-se pelo fato do atleta sempre manter um dos pés no solo durante as passadas.

No salto em distância, triplo, em altura e com vara, o competidor tem três tentativas de execução, valendo a melhor nota. Além é claro, do arremesso de peso e os lançamentos de disco, dardo e martelo, que possuem como objetivo lançar na maior distância possível.

Em uma competição exclusiva para mulheres, o Heptatlo é composto por sete provas, enquanto o masculino, Decatlo com dez.

Encontra-se atualmente o Tênis, esporte onde soma-se pontos quando o adversário não consegue rebater a bola. Muito semelhante ao Tênis de Mesa, que ao invés de ser praticado em uma quadra, utiliza-se uma mesa de 2,74m por 1,75m. Na mesma esfera esportiva, o Badminton diverge dos outros, pois joga-se com uma peteca no lugar da bola.

BasquetebolFutebolHandebolRugbyVoleibol e Vôlei de Praia compõem a classe que fazem uso de bolas para sua prática. Na quadra, no campo ou na areia, essas modalidades são disputadas em equipes, exceto o Vôlei de Praia em duplas.

Desde os primeiros jogos da antiguidade, o Boxe utiliza-se de socos para vencer o oponente. O que é proibido na Luta Estilo Livre e Grego-Romana, pois além não ser permitido golpes baixos, o propósito é manter as costas do adversário no tapete. Mais tarde, incluíram o Judô e o Taekwondo, artes de proveniência oriental, caracterizam respectivamente por imobilização e pancadas no tronco e na cabeça. Partes do corpo que, do mesmo modo, somam pontos na Esgrima, dependendo é claro, do tipo de espada utilizada.

As bicicletas estão presentes em quatro provas de Ciclismo, considerada a mais radical, o BMX é composto de saltos e manobras durante o percurso. Sem perder a aventura, o Mountain Bike explora os obstáculos pela natureza. Como próprio nome diz, o Ciclismo de Estrada é realizado em uma via por um determinado trajeto, já o Ciclismo de Pista, os atletas correm sem possuir os freios.

Apesar das atividades aquáticas serem desenvolvidas no mesmo ambiente, não são muito semelhantes. A Natação possui provas individuais e revezamentos, distinto do Polo Aquático, separado por equipes com propósito de fazer gols. Da coreografia do Nado Sincronizado aos Saltos Ornamentais, a perfeição da apresentação é o que conta. Ao contrário da Natação, as Maratonas Aquáticas ocorrem em mar aberto com 10 km de braçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com