TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As capacidades Físicas: Agilidade, Flexibilidade, Força, Resistência e Velocidade

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da Atividade: No Ciclo 02 de Aprendizagem, estudamos sobre os Fundamentos para Prática da Ginástica de Academia. Um dos tópicos de ensino foram as capacidades físicas e as práticas gímnicas. Após revisar o conteúdo estudado e realizar novas pesquisas sobre a temática, elabore um texto, com suas palavras, de no máximo duas laudas, abordando as capacidades abaixo:
Agilidade, Flexibilidade, Força, Resistência e Velocidade.
No texto apresentado deve constar a definição de cada capacidade e um exemplo de atividade/aula, realizada na ginástica de academia, que desenvolva a capacidade definida.

Agilidade: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção muito utilizada nos esportes coletivos." Aulas de jump, step training, são alguns exemplos de modalidades que exigem da agilidade.

Velocidade: é a capacidade, com base na mobilidade dos processos do sistema neuromuscular e da capacidade de desenvolvimento da força muscular, de completar ações motoras, sob determinadas condições, no menor tempo (WEINECK, 1991). Aulas de bike indoor podem ser interessantes utilizando métodos de treinamento mais voltado para essa capacidade.

Flexibilidade: a capacidade e a característica do esportista, sozinho ou sob a influência de forças externas, em conseguir executar movimentos com grande amplitude oscilatória em uma ou mais articulação (WEINECK, 1991). Pessoas que buscam melhorar essa capacidade podem participar de aulas coletivas de alongamento.

FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares." Aulas de ginástica localizada são interessantes quando se objetiva a melhora da força.

Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. Uma das modalidades de aula coletiva que trabalha bastante com a resistência é “Step Training”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com