TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Biomecânica do Movimento

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

/[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Curso de Educação Física -Bacharelado

Semestre: 6º

Disciplina: Biomecânica do Movimento

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4

Professor:

Nome e RGM do Acadêmico:

ORIENTAÇÕES

Leia com atenção: esta ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 deve ser preenchida com caneta azul ou preta; cada questão correta obtém um (1) ponto; questões rasuradas obtém zero ponto; a avaliação será realizada individualmente; o professor não fará consultas ou correções durante o tempo destinado à avaliação. Boa prova!

GABARITO

01

A

B

C

D

E

02

A

B

C

D

E

03

A

B

C

D

E

04

A

B

C

D

E

05

A

B

C

D

E

06

A

B

C

D

E

Para preencher o gabarito você deverá trocar a cor da alternativa de preto para vermelho.

QUESTÃO – (01)A história da Biomecânica, ao longo de muitos anos, caracterizou-se parcialmente na história da Cinesiologia. Sobre a História e os Conceitos da Biomecânica é correto afirmar:

Neste contexto avalie as afirmativas e responda de acordo com as alternativas abaixo.

  1. O título de “Pai da Cinesiologia” foi concedido a Aristóteles (384-322 a. C).
  2. Esse título foi concedido pela publicação dos tratados, partes dos animais, onde pela primeira vez a ação muscular foi submetida a uma análise.
  3. Os Cinesiologistas, aqueles que estudam o movimento, combinam a anatomia – A ciência da estrutura do corpo; com a fisiologia – A ciência da função do corpo, para produzir a cinesiologia – A ciência que estuda os movimentos do corpo humano.
  4. De acordo com o que foi estudado em nossa disciplina, pode-se se afirmar que o objeto de estudo da Biomecânica é o Movimento Humano.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a proposição III é uma proposição falsa.

B) A asserção IV é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) As asserções I, II e IV são proposições verdadeiras.

E) As asserções III e II são proposições falsas.

QUESTÃO – (02) De acordo com o que foi visto em nossas aulas sobre os fatores, conceitos e sistemas de alavancas que produzem o movimento humano é correto afirmar:

Neste contexto avalie as afirmativas e responda de acordo com as alternativas abaixo.

  1. A Biomecânica pode ser definida como a aplicação de princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos.
  2. Tendo o movimento como objeto de estudo, este pode ser definido como o meio pelo qual interagimos com nosso ambiente, e este envolve mudança de lugar, posição ou postura com relação a algum ponto no ambiente.
  3. Um dos sub-ramos da biomecânica é a CINÉTICA. Esta desenvolve estudos que envolvem a descrição do movimento, incluindo o padrão velocidade das sequências de movimento executadas pelos segmentos corporais. (Descreve o movimento). Também compondo o outro sub-ramo da Biomecânica, a CINEMÁTICA estuda as forças associadas ao movimento. (Causas do movimento).
  4. A ESTÁTICA é a área da mecânica usada para avaliar os sistemas em movimento acelerado usando tanto uma abordagem cinemática quanto cinética. A DINÂMICA é o exame dos sistemas que não estão se movendo ou que estão se movendo em velocidade constante a ponto de considerá-lo em equilíbrio.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a proposição III é uma proposição falsa.

B) As asserções I, II e IV são proposições verdadeiras.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção IV é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E) As asserções III e II são proposições falsas.

QUESTÃO – (03) Sobre as formas de movimento e conceitos de forças que promovem o movimento humano MARQUE A ALTERNATIVA CONDIZENTE COM A RESPOSTA QUE SE PEDE:

[pic 2]

.

  1. De acordo com o quadro de movimento (B), a figura representa uma análise de um sistema, cujo foco da avaliação é o centro de gravidade. Ao analisarmos este sistema com essa referência podemos afirmar que o movimento representado é o MOVIMENTO LINEAR Também chamado de (translação) e que neste caso representa o movimento ao longo de uma via reta (também chamado de movimento linear retilíneo).
  2. O MOVIMENTO ANGULAR ocorre ao redor de algum ponto em que diferentes regiões do mesmo seguimento corporal ou objeto não se movem pela mesma distância. De acordo com esta definição, podemos dizer que a figura que representa a afirmação é a figura (C). O MOVIMENTO ROTATÓRIO (ANGULAR) é o movimento de um objeto ou segmento em volta de um eixo fixo (ou relativamente fixo) que percorre uma trajetória curvilínea. Esta definição é representada pela figura (D).
  3. Uma combinação de movimento linear e angular (inclui a maioria dos movimentos humanos) constitui um MOVIMENTO GERAL. Esta forma de movimento é representada pela figura (A), onde a seta superior representa os deslocamentos dos movimentos angulares dos seguimentos corporais e a seta inferior representa o deslocamento do centro de gravidade que caracteriza o movimento linear retilíneo no caso deste sistema que está sendo avaliado.
  4. A seta superior na figura (A) representa o deslocamento do centro de gravidade do corpo, e que neste caso, esse deslocamento representa um movimento linear retilíneo .

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) II e IV, apenas.

E) I, II e III, apenas.

QUESTÃO – (04)O efeito total de várias forças atuando em um sistema ou corpo livrerepresenta a soma dos vetores de todas as forças que nele atua e este conceito é o que podemos definir como força resultante. De acordo com o que foi estudado sobre a força, responda o que se pede:

  1. Os Tipos de Forças que atuam no corpo humano são as forças compressivas que podem ser representadas pelo contato nas articulações; as tensivas provocadas pela atuação das fibras musculares, tendões e ligamentos; a força de atritos que se opõem à tendência de movimento ou ao movimento propriamente dito; a Gravitacional ou força de atração gravitacional, conhecida como PESO; e as de Sustentação que se relaciona com as forças que atuam quando um corpo está imerso em um fluido qualquer.
  2. Com relação aos efeitos que uma força pode promover, esta pode provocar dois efeitos únicos que estão relacionados a desviar ou alterar a velocidade de um corpo.
  3.  Quando estudamos a atuação de uma força sobre um corpo, temos que levar em consideração que esta é uma grandeza vetorial  com sentido, direção e magnitude. Logo esta atua sobre um determinado ponto específico com uma linha de ação e um ângulo de aplicação.
  4. Para que possamos analisar as forças que estão atuando sobre um determinado corpo, precisamos adotar a estratégia de visualização através de uma diagrama de corpo livre.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Apenas a afirmativa I.

B) Apenas as afirmativas I e II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (480.7 Kb)   docx (320.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com