TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Portfólio Ciclo 2 (Comunicação e Linguagem)

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Maicon de Jesus Rodrigues (8084094)

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

ATIVIDADE PORTFÓLIO CICLO 5

ANATOMIA HUMANA

Tutor: Edson Donizetti Verri

VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO

20

Para melhor compreensão da elaboração de textos escritos, é fundamental entender suas principais características, tendo como base o texto, escrito ou oral, unidade linguística comunicativa básica. Desta forma, texto ou discurso é caracterizado como ocorrência linguística, sendo falada ou escrita, de qualquer extensão, ligada a uma unidade sociocomunicativa, semântica e formal. O texto tem fundamental importância na produção e recepção de fatores pragmáticos, que são fundamentais na construção de sentido, proporcionando reconhecimento como emprego normal da língua, sendo assim, uma unidade de linguagem em uso. Para o texto ser coeso, é necessário ter como característica uma unidade formal e material, e seus constituintes devem se mostrar integrados. Visando melhor entendimento, três fatores são fundamentais para compreensão textual, são: pragmático, importante elemento na atuação informacional e comunicativa; o semântico-conceitual, responsável pela coerência; o formal, importante no sentido da coesão.

Textualidade não é apenas uma sequência de frases, pode ser entendido como um conjunto de características que fazem um texto ser um texto.  Para Beaugrande e Dressler (1983) sete fatores são fundamentais na produção de textualidade em um texto, são: coerência e coesão, que são partes fundamentais na concepção linguística do texto; intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade, que tem correlação com os fatores pragmáticos no processo sociocomunicativo.

Coerência e coesão, são responsáveis pela interrelação semântica entre os elementos do discurso, promovendo conectividade textual. A ligação do “nexo” entre os conceitos, diz respeito a coerência, a expressão do “nexo” no plano linguístico, diz respeito a coesão. O nexo pode ser entendido como fundamental elemento na estruturação de uma sequência de frases em texto.

Intencionalidade pode ser considerado o principal agente na construção do discurso coerente e coeso, tem como característica satisfazer determinada situação comunicativa.

Aceitabilidade, responsável pela expectativa do destinatário em ler um texto coerente, coeso e útil, com intenção de adquirir conhecimentos ou ajudar com os propósitos do produtor.

Situacionalidade, pode ser considerado uma adequação à situação sociocomunicativa, é responsável pela autenticidade e relevância do texto.

Informatividade entende-se por informações relevantes e principalmente pela maneira como essas informações são apresentadas, sempre mantendo o padrão de precisão, clareza, ordenação, concisão, etc.

Intertextualidade são fatores que utilizam de texto independente do conhecimento de outros textos, assim, para um texto ter sentido, é necessário tem relação com outros textos, que funcionará como seu contexto.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com