TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Do Idoso

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FUNCIONAL DE IDOSOS

RIKLI and JONES, 1999. Development and Validation of a Functional Fitness Test for Community Older Adults. Journal of Aging and Physical Activity,. 1; 129 – 161.

 

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Bateria de testes para Aptidão Funcional para Idosos. segundo RIKLI and JONES, 1999. Devepment and Validation of a Functional Fitness Test for Community Older Adults. Journal of Aging and Physical Activity,. 1; 129 – 161.

 

*ANTES DA REALIZAÇÃO DOS TESTES É NECESSÁRIO REALIZAR UM AQUECIMENTO PRÉVIO DE 5 A 10 MINUTOS.

Segundo ACSM (1995) não será realizado os testes para as pessoas que apresentarem os seguintes casos:

  • Ter restrição médica para a realização de exercício.
  • Atuais dores na região peitoral, síncopes ou angina (sensação de aperto na região peitoral, pressão, dor, sentimento de peso) durante o exercício.
  • Ter tido insuficiência cardíaca congestiva.
  • Ter pressão arterial não-controlada (maior do que 160/100 mmHg)

Teste de levantar e sentar da cadeira (duração de 30 segundos)

Materiais = cadeira (encostada na parede) e um cronômetro

O objetivo do teste é avaliar a força muscular de membro inferior. O teste inicia com o participante sentado na cadeira, com as plantas dos pés sobre o solo e braços cruzados a região peitoral e mãos sobre os ombros. Ao sinal de “Vai” o participante começa a sentar-se e levantar-se da cadeira o máximo que puder durante 30 segundos.

Teste de Flexão de Cotovelo (duração de 30 segundos)

Materiais = cadeira (encostada na parede), cronômetro e halteres. Para mulheres, halter de 5 lbs = 2,27 kg e para homens, halter de 8 lbs = 3,63 kg

O objetivo do teste é avaliar a força muscular do membro superior. O participante deve estar sentado em uma cadeira, coluna ereta, com as plantas dos pés sobre o solo, com o braço dominante segurando o halter. O avaliador  ajoelha-se ao seu lado, posiciona dois dedos (indicador e médio) no meio do bíceps do participantes e a outra a mão outro no cotovelo para ter certeza que a extensão e flexão seja realizada de forma correta, assim como prevenir que o tronco oscile durante a execução do teste. Ao sinal de “Vai” o avaliando deve executar o máximo de flexão de cotovelo em 30 segundos.

Teste de Caminhada de 6 Minutos

Materiais = Trena, giz ou fita adesiva de cor, 10 cones e para segurança, algumas cadeiras em volta do local caso algum participante passe mal e possa sentar-se rapidamente, e *palitos (fitinhas, algo parecido com um terço). Posicionamento do material (ver figura 1).

O objetivo do teste é avaliar a capacidade aeróbia, caminhando uma distância máxima durante 6 minutos. O teste pode ser realizado com vários participantes (5 participantes), ao sinal de “VAI”, o participante começa a caminhar o mais rápido possível (não correr) durante 6 minutos. Durante a caminhada os participantes que se sentiram cansados podem sentar-se e descansar o necessário e depois voltar a caminhar. Quando faltar 2 minutos, estimular verbalmente os participantes (“você está indo muito bem, continuem mantendo o bom trabalho”).

        Para segurança, o teste deve ser interrompido se qualquer participante apresentar qualquer sinal e síncope, dor, náusea ou fadiga extrema. Ao final do teste o participante deve continuar andando devagar por volta de um minuto para resfriamento.

        Então registra-se o total de metros (yards) percorridos.

Teste de Marcha de 2 Minutos (uma alternativa do teste de caminhada 6 min.)

Materiais = cronômetro, 2 pedaços de barbante, um contador (figura 2.1)  2 tripés.

        O objetivo é avaliar a capacidade aeróbia. O participante inicia o teste em pé e deverá elevar seu joelho até a altura medida do ponto médio da coxa, que se situa entre a crista ilíaca e a patela. Ao sinal de “Vai” o participante deve elevar seu joelho o máximo possível durante 2 minutos (ver figura 2).

        

[pic 5][pic 6]

Teste de Sentar e Alcançar

Materiais = cadeira, régua com pontuação negativa e positiva.

O objetivo deste teste é avaliar a flexibilidade de membros inferiores. O avaliando deve estar sentado em uma cadeira, com uma das pernas estendidas a frente e com o calcâneo sobre o solo, dedos dos pés voltados para cima. O avaliador posiciona uma régua sobre os dedos do pé. O indivíduo deve deslizar as mãos sobre a régua e não flexionar o joelho (ver figura 3).  

        Deve-se realizar uma tentativa com as duas pernas, então realizar novamente o teste levando em conta a perna que obteve o melhor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (418 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com