TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Educação Física Escolar

Por:   •  18/8/2023  •  Dissertação  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: Avaliação Educação Física Escolar

A avaliação escolar caracterizou-se ao longo dos anos, através de simples conceitos, demonstrados durante todo período escolar para o aluno, transformando a avaliação somente em nota, menção, provas teóricas, testes, exames, entre outras práticas avaliativas. Entretanto, tanto a LDB quanto a BNCC apontam para princípios de avaliação cuja função não é aferir a “quantidade de conteúdo assimilado”, mas sim investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências.

Tendo esses princípios em mente, segundo Luckesi (2002), a avaliação é dividida em duas funções: classificatória, que é um instrumento estático e frenador do processo de crescimento durante a aprendizagem, e a função diagnóstica que cria um processo de desenvolvimento da ação durante a aprendizagem, da autonomia e da competência.

Dentre as várias formas de avaliação, podemos citar a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação somativa, pois são por meio delas que contribuímos para os diferentes tipos de decisões no processo de avaliação (SILVA; PERIC, 2009).

Segundo Sant’anna (1995, p. 33), a avaliação diagnóstica “visa determinar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permite averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem.”. O diagnóstico consiste por uma sondagem, projeção e retrospecção da situação desenvolvida pelo aluno, que possibilita verificar elementos que fora aprendido e como aprendeu.

A avaliação formativa segundo Sant’anna (1995, p. 34), “é realizada com o propósito de informar o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares.”. Além disso, deve identificar as deficiências de organização durante o processo ensino-aprendizagem, de uma forma que possibilite reformulações e assegurar o alcance dos objetivos. 

De acordo com Sant’anna (1995, p. 35), a avaliação classificatória ou somativa tem como função: “classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados.”. A avaliação, nesta perspectiva, segue alguns parâmetros no qual o aluno deve obter um rendimento mínimo alcançável para ser classificado, considerando a classificação através de parâmetros individuais e grupais de uma determinada turma.

Durante a avaliação, o professor deve fazer uso dos vários instrumentos avaliativos, que são importantes para a construção dos conhecimentos, habilidades, competências e as atitudes, por serem essenciais ao desenvolvimento integral do ser humano.

Por isso, a avaliação deve abranger as dimensões conceitual (competências e conhecimentos), procedimental (habilidades motoras e capacidades físicas) e atitudinal (valores), verificando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e falada. Embora essas três dimensões apareçam integradas no processo de aprendizagem, nos momentos de formalização, a avaliação pode enfatizar uma ou outra. Esse é outro motivo para a diversificação dos instrumentos, de acordo com as situações e objetivos do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com