TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Bioquímica e Farmacologia

Tarefa: Atividade Portfólio 7º semana

Nome: Maico Millard Sousa Matias

RA: 1185563

Turma:  DGEFB1502VDCA1S

Parecer do Tutor:

Maria Isabel Da Silva

O pH é o símbolo abreviado para a grandeza físico - química chamado "POTENCIAL HIDROGENIÔNICO". Na química, o ph é o número que indica se uma solução é ácida ou alcalina, os valores variam de 0 a 14.

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). O ph de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases, substâncias orgânicas e da temperatura.

O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima.

Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.

O PH do sangue humano está entre 7,34 a 7,45, veja só como funciona o ph de uma pessoa com câncer, estudo realizado pelo Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro Prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.

A maioria das pessoas que tem câncer apresentam um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireoide é resultado da deficiência do mineral iodo. Esse elemento só é absorvido pelo o organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é frequente encontrar pessoas com doenças da tireoide, porque atualmente valoriza-se alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. Em resumo, estando o pH do nosso sangue abaixo da normalidade 7,4 estamos propensos a todos os tipos de doenças: Câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Uma maneira de manter o seu pH é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca). Açúcar é um grande redutor de pH. Uma água mineral de boa qualidade pode suprir todas essas carências.

Existe mecanismos bioquímicos em vários organismos que fazem o controle das mudanças do pH, fazendo com que tenha um funcionamento normal das biomoléculas, este controle pode ser chamado de sistema de tampão, que são soluções onde tendem a resistir a variações do pH vindas de pequenas quantidades de  ácidos ou bases fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (459.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com