TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica e farmacologia

Por:   •  11/3/2018  •  Artigo  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Bioquímica e Farmacologia

Nome: Luiz Paulo de Oliveira Ribas

O corpo humano é um sistema complexo, têm componentes que se conservam, a exemplo as biomoléculas. As biomoléculas são formadas pela ligação de várias unidades de um mesmo tipo molecular mais simples (MORAN et al. 2013). São formadas por um número relativamente de elementos químicos, principalmente carbono, oxigênio e hidrogênio; e empenham diferentes funções: estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informações. As células estão sempre sintetizando as biomoléculas para manter sua constituição morfológica e seu funcionamento normal. As principais biomoléculas são os carboidratos, os lipídios, os ácidos nucléicos e as proteínas.

Os carboidratos, também conhecido como glicídios e açucares, são nossa primeira fonte de energia, principalmente a glicose e tem função estrutural, também ajuda na função das estruturas do organismo (MORAN et al. 2013). Ele é dividido em três grupos: monossacarídeos, que são carboidratos simples, a exemplo a glicose, a galactose e a frutose. Os dissacarídeos, união de duas moléculas de monossacarídeos (sacarose, lactose e maltose). E por fim temos os polissacarídeos que é a união de vários monossacarídeos (amido, glicogênio, celulose e quitina).

Os lipídios são biomoléculas insolúveis em água e funcionam como reserva de energia para liberar energia para que nosso organismo continue funcionando. Além disso, são isolantes térmicos, tem função estrutural, função endócrina. Eles são classificados em quatro grupos: glicerídeos (óleos e gorduras); fosfolipídios (na composição da membrana plasmática das células), cerídeos (ceras), esteroides (hormônios sexuais, colesterol).

Ainda temos os ácidos nucléicos; que são duas moléculas; o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). São as moléculas responsáveis pela preservação da hereditariedade.

E por fim temos as proteínas, que são compostos orgânicos mais abundantes em nosso corpo. São formadas pela junção de subunidades chamadas de aminoácidos. Ela desempenha diversas funções, entre elas: estrutural (elastina e colágeno), contrátil (actina e miosina), transporte (hemoglobina, albumina), imunológica (anticorpos).

As enzimas são proteínas responsáveis por catalisar as reações químicas reduzindo a energia de ativação, que é a energia necessária para que se inicie uma reação. O conjunto dessas reações químicas é chamado de metabolismo. Para o perfeito funcionamento das reações é preciso reagentes e condições favoráveis como a temperatura, pressão, salinidade e pH.

O pH (potencial de hidrogênio) é classificado em  neutro, básico ou ácido de acordo com a concentração de hidrogênio. (DAU 2015) Sendo que há uma variação de pH na estrutura corporal para haver um melhor conjunto de reações. Ele está relacionado com as enzimas que são catalizadores orgânicos. Quando o pH está ideal fará com que a reação ocorra da melhor forma possível atingindo uma velocidade de reação máxima. Se o pH diminuir ou aumentar haverá a desnaturação, que é a alteração da forma enzimática, alterando o sitio ativo e diminuindo o encaixe com o substrato. Se ocorrer a desnaturação nosso metabolismo vai diminuir e vai gastar mais energia e não conseguirá fazer reações rápidas podendo vim à morte do organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com