TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  16/4/2018  •  Dissertação  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

Claretiano Centro Universitário

Otávio Luiz dos Santos Silva – 8052855

Portfólio Bioquímica e Farmacologia

  1. Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.

O PH ou potencial de hidrogênio iônico, é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+). O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima. A escala do pH é logarítmica, assim cada passo é dez vezes mais que o anterior. Em outras palavras, um pH de 4.0 é 10 vezes mais ácido que 5.0 e 100 vezes mais ácido que 6.0 e 1.000 vezes mais ácido que 7.0. 

A água é o melhor solvente que existe. Portanto, quando a água tem um pH inferior a 7, diz-se que é ácida, se é igual a 7, diz-se que é neutra e se é superior a 7, diz-se que a água é alcalina. Com isso, é importante saber que em condições de saúde, os líquidos intracelulares e extracelulares apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino. Nosso organismo tende a alcalinidade, sendo que água saudável deve ser água alcalina.

O pH do sangue humano tem que estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde do indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Ou seja, uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0 proliferem e encontrem ambiente propício para sobreviver.

Contudo, estando o pH do nosso sangue abaixo da normalidade 7,4 estamos propensos a todos os tipos de doenças como câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, fadiga crônica, entre outras. Uma maneira de manter o seu pH é evitar alimentos com pH baixo, como café, refrigerante, cerveja. O açúcar é um grande “vilão” que rebaixa o pH. A água mineral de boa qualidade pode suprir todas essas carências.

  1. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

No nosso organismo, podemos encontrar três tipos de pH através da escala de pH, uma escala numérica apresentando valores que variam de 0 a 14. Nessa escala, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras.

Segundo Boavida (2016), a saúde do corpo humano resulta, sobretudo, de um estado de bem -estar físico e mental e a sua manutenção depende muito de um complexo equilíbrio do ambiente interno do organismo e do meio que o rodeia. Este estado de equilíbrio constitui uma das características fundamentais dos seres vivos: a homeostase que é a capacidade do corpo se adaptar ao meio ambiente e manter as condições internas (como a temperatura, o pH, a glicose, a concentração de oxigénio e o dióxido de carbono ou a ureia) dentro de limites estáveis e equilibrados. Um dos fatores cada vez mais reconhecido para uma vida saudável é precisamente o equilíbrio ácido -base, também chamado de homeostase do pH. A manutenção de um pH estável é essencial, uma vez que, por exemplo, as atividades de quase todas as enzimas do nosso corpo, que desempenham um papel importante no metabolismo, são influenciadas pela concentração de H+. Portanto, variações da concentração de H+ podem alterar, praticamente, todo o funcionamento do nosso corpo. Ou seja, para que o corpo tenha um bom funcionamento, é necessário que o pH esteja equilibrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com