TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Bioquimica e Farmacologia.

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Portfolio – I - ERGONOMIA: DEFINIÇÃO, PRINCÍPIOS E RELEVÂNCIA.

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano  para  a disciplina: Ergonomia e Ginastica laboral   como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo Professor Guilherme Tamanini.

ANDRE TELES ELEODORO

8033820

CUIABA - MT

2017

ERGONOMIA: DEFINIÇÃO, PRINCÍPIOS E RELEVÂNCIA.

A Ergonomia é uma ciência a discutir a interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aprimorar a qualidade de vida do ser humano e o progresso geral do sistema.Segundo regimenta a International Ergonomics Association a ergonomia possui três domínios: Físico, cognitivo e organizacional.

 Segundo Abrahão (et al (2009) o domínio física  está associada com às particularidades do ser humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Domínio cognitivo relacionasse aos atos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e ações motoras conforme atingem a relação entre ser humano e partes que componentes de um sistema. Domínio organizacional refere-se o aperfeiçoamento  dos sistemas sócio técnicos, abrangendo suas estruturas organizacionais, políticas e de processamentos.

        O Taylorismo é um método de organização industrial elaborada pelo engenheiro mecânico e economista Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Esta teoria é baseada em quatro princípios que são: encontrar uma melhor maneira, pessoas certas para as tarefas, supervisão, recompensa e punição, sistema de incentivos salariais.

O principio de Encontrar uma melhor maneira institui que o trabalho deve ser fundamentado em segmentos e norma cientifica para que haja melhora na produtividade a indústria. Pessoas certas para as tarefas: designar pessoas por suas características físicas e habilidades para determinada tarefas dentro da indústria. Supervisão, recompensa e punição: em uma empresa a supervisão é necessária para assegurar que a produtividade ocorra de maneira correta e eficiente. Sistema de incentivos salariais: para os funcionários que atingissem níveis de produção acima do esperado ganhariam premiações. E para quem não atingissem o nível de produção receberia punições (............).

Como é possível observar tanto na leitura deste trabalho como em diferentes matérias científicos dispostas em vários formatos, a ergonomia se consolida como uma ciência que objetiva dar suporte cientifico e material para a assistência de saúde realizada por profissionais da área de saúde, principalmente educadores físicos, visando à prevenção de patologias desenvolvidas pelo desenvolvimento de atividades laborais. Em um contexto mais amplo podemos supor que a ergonomia colabora com o desenvolvimento econômico do Pais, visto que por meio da execução de seus princípios é possível fazer com que o trabalhador desenvolva suas funções com menos risco de acometimento e consequentemente perda da capacidade e rendimento de trabalho.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com