TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMO TRATÁ-LO?

Por:   •  7/3/2022  •  Artigo  •  4.683 Palavras (19 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

BULLYING NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, COMO TRATÁ-LO?[a][b]

MALTA, Mariana Silva¹[c]

RESUMO

O presente trabalho visa lançar uma pequena luz sobre um assunto que [d]extremamente importante ser sempre debatido, discutido e refletivo em nossa sociedade contemporânea: O Bullying. O objeto desta pesquisa começara a ser estudado na Suécia, na década de 1970. Os dados para este trabalho foram coletados especialmente via WEB[e],[f] e em conversas com vários profissionais da área de educação sobre o alarmante crescimento nas escolas. Este evento deve ser estudado veementemente nas mais diversas áreas do conhecimento, como a psicopedagogia, a pedagogia, o direito, a educação física, entre outras. Um dos objetivos deste trabalho também foi o de analisar a compreensão de quais são os mecanismos que mobilizam os agressores na prática perniciosa, os efeitos devastadores no presente e no futuro das vítimas e suas famílias. Sim, pois isto reflete diretamente na constituição da sociedade. Também, o presente trabalho visa raciocinar sobre os vários problemas que são desencadeados tanto no agressor, quanto na vítima. Tais como troca de escolas, estresses, ansiedades, insónia, [g]distanciamento, sede de vingança,[h] e muitos outros.[i]

Palavras-chave: Bullying. [j]Violência. Escola. Educação.

INTRODUÇÃO[k]

        O Bullying escolar é de extrema importância de ser tratado nos nossos dias. Tendo em vista inumeráveis assuntos sobre o tema na Internet, redes sociais, mídias em geral, torna-se viável esta pesquisa também via WEB. [l]O evento é de extrema[m] urgência e moderno, e[n] deverá ser amplamente discutida [o]atualidade.

O que se pretende aqui é que seja tratado,[p] e que se busque, analise criticamente de forma reflexiva de quais maneiras professores, pais e funcionários, em momentos no ambiente escolar e extraescolar, poderiam ajudar a combater o Bullying, para que a escola se torne um lugar melhor e mais acolhedor para nossas crianças.

O presente trabalho se justifica[q], pois o problema é grave e crescente na nossa sociedade. Não poderá passar despercebido, tampouco como se fosse coisa sem importância. Pelo contrário, o debate e reflexão poderão trazer respostas que ainda não possuímos.

        A prática do Bullying, nada mais é do que o saque, o desrespeito ao próximo, que se tornam cada vez mais banal[r], especialmente no convívio escolar. Na maioria dos casos, para o agressor, [s]e para a plateia se torna um espetáculo de horrores banal[t] e prazeroso. Infelizmente, fruto de nossas desordens contemporâneas.

        Assim, este trabalho visa diagnosticar as causas prováveis do Bullying no âmbito global, local e até individual. Analisando os modos possíveis de prevenção e até mesmo a erradicação desta prática perniciosa, especialmente no ambiente escolar.

Identificando também as formas de Bullying nas escolas, nomeando-as tais como: agressões, agressores, vítimas e testemunhas. Ou seja, demonstrar que o problema é seriíssimo. Chega a ser até mesmo questão de saúde e segurança pública.

        Um importante objetivo é o de contribuir para a compreensão deste evento fenomênico no mundo todo. Para isto, reflexões sobre alguns de seus desdobramentos. Sem descartar as possíveis consequências desse tipo de violência, mas principalmente suas formas de enfrentamento.

        Muitos tipos de comportamentos como o de “zoar” ou de apelidar alguém podem desencadear reações terríveis, mesmo que pareçam inofensivos ou simplesmente como brincadeiras de crianças ou de adolescentes na escola.

         No entanto, essas condutas tomam outro rumo quando ocorrem repetidas situações envolvendo jovens que ao invadirem escolas, acabam matando pessoas e cometem suicídio. Quando analisam os assassinos, veem que seus históricos estão ligados aos maus tratos que sofreram na infância especialmente na época em que frequentavam a escola.

        Sendo assim, o presente trabalho se justifica no que diz respeito à valorização da vida. Todas tem valor, tanto as das vítimas, quanto as dos agressores.

        Como então combater o Bullying no ambiente escolar?

BULLYING: PERIGO DE FATO![u]

        Bullying, uma palavra tão pequena, mas que causa um grande estrago. Causa também profundos desconfortos que impedem, nos dias de hoje, o desenvolvimento do ensino, pois cria situações bastante dramáticas, ora profundamente tristes. Ele mexe principalmente com o psicológico e com o emocional da criança.

        Desta forma, de acordo com Pereira (2011),[v] o intuito aqui será o de propor combate a tal prática para que nenhuma criança seja prejudicada,[w] e nem fique com sequelas pelo terrível constrangimento.

        Nas nossas escolas modernas, existem muitas crianças com atitudes típicas de bullying. Quando acontece, o aprendizado delas fica prejudicadíssimo. O bullying [x]infelizmente se desemboca em todos os tipos de resultados negativos.

        Há os casos mais graves, onde jovens invadem as escolas, e[y] matam pessoas que não tem nada a ver com eles, aleatórias,[z] e/ou logo em seguida cometem suicídios. Quando não, eles cometem suicídios [aa]em redes sociais. A maioria destes casos se apresenta devido a maus-tratos entre os relacionamentos escolares, e quando eram estudantes menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com