TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases fisiologicas do movmento humano

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

           MARIANA DE OLIVEIRA GOMES – RA 1103638

              Bases Fisiológicas do Movimento Humano

                               

Centro Universitário Claretiano
Educação Física Bacharelado
Bases Fisiológicas do Movimento Humano
Educacional para EAD

Raphael Sicuro Leite

                                                                                                 

 Feira de Santana
2014


[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso:

Educação Física Bacharelado

Disciplina:

Bases Fisiológicas do movimento Humano

Tutor:

Rodrigo de Almeida Araujo

RA:

1103638

Aluna:

Mariana de Oliveira Gomes

Turma:

DGEB1203FDS1N

Unidade:

Unidade 3 – Sistema Respiratório e Cardiovascular

Unidade 3- Sistema Respiratório e Cardiovascular.

  1. Qual a demanda de oxigênio durante o exercício?Por quê?

Resposta: Nomeia-se VO[pic 5] Max o volume máximo de oxigênio consumido pelo corpo durante exercício, enquanto no nível do mar. Como o consumo de oxigênio é relacionado linearmente com o gasto energético, quando nós medirmos consumo de oxigênio, nós estamos medindo diretamente a capacidade de um indivíduo utilizar seu sistema aeróbio.  O VO[pic 6] Max, variável básica da intensidade de exercício, é um bom índice de aptidão de cardiorrespiratória e um excelente preditor de capacidade de desempenho em eventos aeróbios como corrida de distância, ciclismo e natação, sendo assim, quanto mais treinado for um indivíduo, melhor será seu sistema cardiovascular e capacidade de oxidativa no sistema muscular esquelético.

  1. O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?

Resposta: A pressão arterial pode ser definida de uma forma bastante simples, como sendo a força que o próprio sangue, depois de bombeado pelo seu músculo cardíaco, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do seu corpo, garantindo assim que todo ele receberá a “visita” do seu sangue. É indispensável que todo o seu organismo seja bombeado pelo seu sangue, pois sem isto este vai ficar “sem circulação”, podendo ate sentir algumas zonas do corpo sem reação, ou mesmo dormentes. Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.

Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.

  1. Qual o comportamento das pressões arteriais e diastólica durante o exercício?

Resposta: O exercício físico é o stress mais comum do organismo e causa demandas importantes ao sistema cardiopulmonar.  A prática de exercícios físicos regulares e moderados pode retardar declínios funcionais. Além de diminuir o aparecimento de doenças crônicas em idosos saudáveis ou doentes crônicos, reduz o risco de morte por problemas cardíacos de 20 a 25% em pessoas com doenças do coração diagnosticadas. A prescrição do exercício para pessoas com condições crônicas, visa aumentar o desempenho físico, reduzir os fatores de risco, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. Mediante a estas constatações, esta pesquisa visa analisar se a prática de exercícios físicos, especificamente a caminhada, altera a pressão arterial. A pressão arterial é um fator primordial na fisiologia do sistema circulatório, assim, é de grande importância que um indivíduo tenha uma pressão arterial sistêmica regulada. Para isso, é necessário que haja uma boa qualidade de vida, ou seja, certo controle nos fatores de risco.  As alterações na estrutura dos vasos sangüíneos resultantes do envelhecimento exercem um impacto fisiologicamente importante no sistema arterial. Devido à perda significativa da elasticidade das grandes artérias e da aorta, os vasos tornam-se mais rígidos. Essa queda na pressão tanto sistólica quanto diastólica, sugere que atividade física é capaz de promover alterações na complacência vascular, ocorrendo relaxamento da musculatura dos vasos após atividade física. O treinamento com exercícios regulares e moderados acarreta uma redução persistente na pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica. Uma redução de aproximadamente 10mmHg na pressão sistólica e uma queda de aproximadamente 8mmHg na pressão diastólica podem ser esperadas entre as pessoas com hipertensão que são submetidas a um treinamento com exercícios regulares. Assim sendo, cada vez mais, os clínicos recomenda que o paciente com HAS adote primeiro um programa de atividade regular e moderada antes de iniciar a terapia medicamentosa.  Após um programa de caminhada para indivíduos com HAS, percebe-se que estes evoluíram, ou seja, houve uma melhora na aptidão física, nas variações das pressões arteriais sistólicas e diastólicas. Entretanto, ainda há necessidade de um novo trabalho com maior controle das variáveis intervenientes (fatores emocionais, alimentação, tabagismo, etilismo), para que se determine com maior detalhe os mecanismos pelos quais o exercício físico, de fato, reduz os níveis tensoriais de indivíduos hipertensos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com