TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Basquete claretiano na educação física

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

VANESSA KAROLINE DE LIMA PIENTKA 1171162

Educação Física Bacharelado

BASQUETEBOL

Thiago Castro Pinto de Freitas

Centro Universitário Claretiano

CAMPO GRANDE

2016

Jogo 1 seguindo o método situacional:

Neste jogo vou utilizar o sistema de defesa de marcação por zona 2x1x2. Nesse esquema de jogo a defesa da equipe se desloca de acordo com o movimento da bola para guardar a zona da quadra que são responsáveis. É preciso que cada jogador marque o adversário que está com a bola em sua zona e desloque para ajudar seus companheiros a cobrir melhor suas zonas, seguindo os movimentos da bola e dos atacantes.

Esse esquema dificulta as infiltrações e os rebotes, facilita os rebotes defensivos, facilita no contra-ataque e volta a defesa, diminui o número de faltas, aproveita os jogadores mais lentos. Mas, exige melhor treinamento de conjunto e comunicação entre a defesa.

Esse sistema é muito eficaz quando a equipe ofensora possui jogadores habilidosos no confronto individual mas tem dificuldades nos arremessos de média e longas distâncias. Congestiona-se o garrafão dificultando as infiltrações, obrigando a equipe adversária a recuar o seu ataque e a tentar os arremessos de média e longa distância em que tem mais dificuldade.

Para ensinar esse sistema de jogo, irei delimitar uma zona para cada aluno e ensiná-los o que deve ser feito, e o porquê de ser feito assim conforme as explicações que já realizei acima. Esse jogo pode ser feito por qualquer faixa etária, já que mantém menos contato físico que a marcação individual e não necessita de muito esforço físico, já que cada jogador vai marcar uma zona específica e não será preciso correr muito. Uma brincadeira que pode ser feita é marcar uma área separada na quadra com giz delimitando onde vai ficar cada jogador da defesa, então quando os atacantes chegarem dentro daquela área o jogador da defesa tem que defender o seu time e tentar pegar a bola.

Jogo 2 seguindo o método situacional:

Neste jogo irei utilizar o sistema de ataque contra defesa individual. Nesse esquema as habilidades individuais dos jogadores é que devem ser mais exploradas. Eles devem ficar mais longe uns dos outros e explorar as deslocações rápidas nos espaços vazios. O sucesso desse sistema depende do trabalho de cada um. Um exemplo de esquema a ser feito: O jogador número 5 passa a bola ao pivô número 12 enquanto 5 e 6 iniciam o cruzamento em frente ao pivô os jogadores 8 e 9 correm ao cento da quadra para proteger a defesa se colocando em posição para receber o passe ou iniciar outra jogada. Nesse sistema de ataque, no início do jogo cada jogador deve perceber as falhas de seu marcador, observando se ele marca de perto ou longe, se é rápido nas interceptações da bola, entre outras coisas, e alicia-los para fora de suas posições favoráveis de marcação para abrir espaço aos atacantes e colocar um deles em condição de finalização. O ataque deve ser algo muito bem programado, pensado, para que se tenha maior possibilidade de alcançar êxitos. Esse sistema de jogo é mais indicado para quem já tem um pouco mais de habilidade no basquete pois exige mais entendimento, e mais esforço físico já que o jogador vai estar correndo o tempo todo para os espaços vazios, mas pode ser praticado por qualquer idade desde que respeitando os seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com