TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Humana

Por:   •  16/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

WAGNER DE SOUZA WANZELLER- 8090099

Atividade Potfólio

BIOLOGIA HUMANA

SERRA

2019

RESUMO: Esta atividade destaca alguns tópicos relevantes do artigo científico de Naara Luna¹; A construção do fato científico:
representações sobre as células-tronco, disponível em:
http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/64501 e trata da explicação de cada um deles que serão mencionados a seguir.

  1. A ciência como objetivo da antropologia

É discutido a ciência como sistema cultural e revela a principal dificuldade dos cientistas, que é a visão de natureza sustentada pela ciência. As ciências tem como principal objetivo a “verdade” e mostra a intensão dos cientista na busca do que é de fato real e não focar num olhar somente cultural.

  1. O campo das terapias celulares e sua pesquisa: uma introdução a conseitos biológicos.

Esse tópico fala do conceito de Célula-tronco, que é uma célula com capacidade de auto-renovação/prolongada, com a capacidade de produzir mais de um tipo de célula altamente diferenciada, ou seja, tem a capacidade de se dividir em células idênticas a ela ou em diferentes tipos de células (Pereira, 2002: 65). Faz uma comparação com células normais onde relata que as células-tronco são capazes de se dividir em uma célula diferenciada, ou em mais de um tipo diferenciado.

A origem dessas céluas-tronco, que podem ser obtidas de embriões nos primeiros dias de desenvolvimento (células-tronco embrionárias) e de outros tecidos (células-tronco adultas) e tem como campo de atuação a medicina regenerativa, combinando células, materiais e fatores.

  1. O início das Pesquisas

Uma professora adjunta (40 anos), que tambem fazia parte do corpo de entrevistados de um total de 36 pesquisadores de uma universidade pública, entrevista essa realizada no ano de 2006, recorda o estudo das células-tronco na hematopoiese (produção de sangue), onde relatava que:

Célula-tronco é muito conhecida desde a década de 60, a única conhecida até então no sangue e que regenera todas as células sanguíneas e localiza-se na medula óssea vermelha e foi apartir daí que vieram os transplantes de medula óssea. Esta mesma professora mensionada anteriormente relembra ainda o início dos estudos com células embrionárias.

As primeiras identificações nos Estados Unidos, já na década de 80,foram feitas em embriões de camundongo e no final da década de 90 foram isoladas as primeiras células-tronco embrionárias humanas.

  1. Vidas “Engenheiradas”

Importante observar o que sugere Franklin (2005), a respeito de células-tronco como forma de vida emergente e distinta, nas descrições percebem-se modelos energentes de vida humana, em que o que somos e aquilode que somos feitospode ser extraído e utilizado de modos que não são apenas reutilizaçãode partes existentes, mas sua redefinição. Não é atoa que tem sido chamada de “celula do milagre” É um assunto que merece uma atenção especial, sobretudo um incentivo ainda maior de liderenças governamentais, pois trata de uma questão com valor inegociável, a vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com