TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento humano e psicomotor em crianças de 04 e 05 anos

Por:   •  14/11/2017  •  Seminário  •  3.352 Palavras (14 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 14

Comportamento humano e psicomotor em crianças de 04 e 05 anos

INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são de suma importância para o desenvolvimento das crianças. A brincadeira é mais uma das formas significativas de aprendizagem. Quando uma criança brinca desenvolve o pensamento e a reflexão, sendo que a utilização de jogos e brincadeiras ajuda na aquisição de novos conhecimentos de forma prazerosa e divertida. Além disso, possibilita a socialização e integração das crianças. Sendo assim, o educador se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais (BARROS etal;2009).

Mudanças significativas nas principais áreas de desenvolvimento motor, intelectual, emocional e afetiva ocorrem durante o período em que as crianças se encontram na educação infantil. À medida que a criança avança, em termos de idade cronológica, elas passam por um processo denominado desenvolvimento, que pode ser definido como a aquisição ou melhoria das funções desempenhadas pelo indivíduo (MARQUES et al; 2013).

Ainda segundo Marques (2013), o desenvolvimento motor, por exemplo, dá-se por um processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. As habilidades motoras fundamentais, uma das etapas do desenvolvimento motor, acontecem na fase pré-escolar, fase que surgem as primeiras formas e combinações de movimento possibilitando a criança o domínio de seu corpo e sua locomoção no ambiente.

Um dos principais motivos para tal estudo é a forma de manter a criança interessada no que aprende. Quando há interesse tudo fica mais fácil e, para isso, se utiliza muito da ludicidade no que tange à aprendizagem infantil.Sobre isso, relata Alves(2009) que o lúdico traz em seu enredo a representação da realidade recriada de maneira metafórica. Trata-se da realização de uma aparência. Pressupõe uma mudança de perspectiva para a esfera teatral ou representativa, em que as coisas são aceitas pelo que são vivenciadas. É a lógica do faz de conta, do “como se”.Esta fascinação do homem pelo lúdico o acompanha desde as origens da civilização. Sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ou, mais propriamente, para sua educação, ultrapassa os limites da modernidade.

Diante do exposto, vale ressaltar que a metodologia utilizada influencia muito no aprendizado, pois crianças na educação infantil vivem um momento único, de interação com as pessoas, e as coisas do mundo, atribui significado para suas experiências e para os fatos que a cerca (Paulo et al; 2011). A preocupação com a organização deve ser constante, em relação aos espaços erecursos necessários para que o ambiente transmita harmonia, convide ascrianças parainteragir, por meio do brincar e ao mesmo tempo garanta que a criança sinta que faz partedeste espaço. Pois o ambiente de aprendizagem influência as condutas das crianças e nodesenvolvimento das mesmas.

Além disso, deve-se relacionar a didática utilizada com a ética,refletindo o tema sobre a ética na Educação Infantil, destacando as leis que reconhecem os direitos da criança na primeira fase escolar (Santos, 2012). E, também, analisar as concepções sobre autonomia e educação moral de educadores infantis e relacionar tais concepções com o desenvolvimento de práticas pedagógicas na educação infantil. (DIAS, 2005)

Diante de tais perspectivas, o objetivo do presente estudo foi analisar o comportamento humano e psicomotor em crianças com faixa etária de 04 e 05 anos, visandopossibilitar aos educadores uma compreensão acerca da importância dos jogos ebrincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Além disso, fazer algumas considerações sobre a importância da psicomotricidade na Educação Infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança.

DESENVOLVIMENTO

A psicomotricidade e suas definições

Para Campos e Souza (2014), apsicomotricidade pode ser definida como uma ciência que estuda os comportamentos humanos na sua totalidade, tanto nos aspectos, psicológicos, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida.

“A psicomotricidade subentende uma concepção holística do ser humano, e fundamentalmente de sua aprendizagem, que tem por finalidade associar dinamicamente o ato ao pensamento, o gesto à palavra e as emoções aos símbolos e conceitos.” (FONSECA, 2004, p. 10)

É uma prática pedagógica que infere diretamente no desenvolvimento do indivíduo em seu processo de ensino aprendizagem. Ajudando em seus aspectos físico, mental, afetivo, emocional e social. Assim sendo utilizada como um instrumento de auxílio às crianças,de superação às suas dificuldades ou possíveis inadaptações, sendo elas motoras ou sociais (CAMPOS E SOUZA, 2014).

O desenvolvimento psicomotor é muito importante, pois compreende a interação corpo e mente e seu desenvolvimento está ligado diretamente com as vivências dos indivíduos consigo próprio e com o ambiente em que eles vivem. A importância desse desenvolvimento psicomotor está estreitamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo, uma vez que a cognição pode ser definida como o processamento das informações resultantes da interaçãocom o meio em que vivem e os objetos (REZENDE et al; 2003).

Ainda segunda Rezende (2003), para um trabalho íntegro dessa prática pedagógica são utilizados métodos, tais como avaliações psicomotoras, que servem como instrumentos norteadores de planejamentos de aulas para um desenvolvimento adequado das capacidades psicomotoras. Como exemplo pode-se citar a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995), que propicia descrever o perfil psicomotor da criança.Assim, caracteriza as competências e complexidade da mesma, de modo a possibilitar a identificação e intervenção das dificuldades de aprendizagem psicomotoras, sanando gradativamente as carências mais específicas da criança.

A BPM consiste basicamente na realização de avaliações que abrangem sete fatores psicomotores: Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção do Corpo, Estruturação Espaço-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina. Esses testes são aplicados em crianças de quatro a doze anos, com duração prevista entre trinta a quarenta minutos, por um profissional devidamente capacitado, de preferência conhecido pelos indivíduos sujeitos aos testes, facilitando assim a aplicabilidade dos mesmos. No final dos testes é dadoo resultado do perfil psicomotor do indivíduo, que por sua vez é relacionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com