TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituando Periodização

Por:   •  3/6/2016  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituando Periodização

        A periodização caracteriza-se como o planejamento do treinamento esportivo com o objetivo de conseguir resultados satisfatórios a curto, médio e a longo prazo. Nos esportes a periodização tem como finalidade preparar o atleta para uma determinada competição. Para que os objetivos sejam alcançados o professor/treinador deve elaborar um planejamento que leve em consideração os pontos positivos e negativos do atleta, o tempo disponível para o treinamento, os recursos materiais etc.

        Para melhor compreensão vamos imaginar uma determinada situação: o atleta está setembro de 2015 e seu objetivo é chegar ao auge da sua forma física nas Olimpíadas, que serão realizadas em agosto de 2016. Existe um período de 11 meses para preparação física onde serão organizadas as cargas e a intensidade do treinamento, esse processo é chamado de macrociclo de treinamento, ou seja, um longo ciclo de treinamento. Podemos citar como exemplo uma seleção de futebol que tem um macrociclo com uma duração de quatro anos.

        Durante o processo de periodização também existe os mesociclos, que estão relacionados com os princípios da sobrecarga e da interdependência volume-intensidade, ou seja, organizam as cargas dentro do macrociclo. Podemos citar como exemplo a pré-temporada feita no futebol, onde os atletas voltam das férias e executam atividades com intensidade leve com o objetivo de prevenir lesões e recuperar o condicionamento físico.

        Por fim temos os microciclos que são os menores períodos de treinamento, onde alternasse a intensidade dos treinamentos. Podemos citar como exemplo a preparação que uma equipe de futebol faz para enfrentar um determinado adversário, onde o time vai montar um esquema tático de acordo com as características da outra equipe.

        Dominar os conceitos da periodização são essenciais para que o profissional de Educação Física consiga atingir seus objetivos como preparador físico, todos sabemos que se um indivíduo mantiver o treino com a mesma intensidade por um longo período, o organismo vai se "acomodar" com esse estímulo e consequentemente haverá uma queda de performance. Nesse momento o profissional deve elaborar um projeto de treinamento que leve em consideração os objetivos a serem atingidos, uma periodização executada com perfeição é o diferencial para que os resultados satisfatórios possam ser alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com